O jovem Francisco José, de 23 anos, estudante de turismo no Cefet Petrópolis, foi aprovado para um intercâmbio em Bragança, Portugal, após atribuir um projeto de pesquisa em um processo seletivo de mobilidade. Até agora, o jovem conseguiu custear o passaporte e o visto, mas ainda precisa de ajuda para as despesas da passagem aérea e do primeiro mês no país e, por isso, criou uma vaquinha online.
“Foi extremamente difícil esse início e fui orientado por professores a abrir uma vaquinha online para me ajudar com os custos. Chegando lá, pretendo trabalhar e estudar, como já faço aqui. Além disso, o edital diz que teremos estágios remunerados por intermédio da faculdade de Bragança, então eu já poderia ficar mais tranquilo. Só preciso de uma quantia para passar um mês”, explica Francisco.
Nascido em Magé, o jovem estudou em escolas públicas e, em 2019, foi incentivado a fazer o Enem. Assim, passou para o Cefet em 2020, onde iniciou o curso de turismo. Desde 2022, Francisco mora em Petrópolis pagando o aluguel com o valor do estágio que realiza.
Em março, começou a fazer, por conta própria, um projeto de pesquisa para publicar em uma revista científica e foi apoiado por uma professora a colocar nos editais que estavam acontecendo em abril, sendo um dos três selecionados para o intercâmbio na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.
Ainda na universidade, o jovem sempre esteve por dentro de ações na instituição, sendo mestre de cerimônia de mesa-redonda sobre etarismo e também no Congresso Brasileiro de Atividade de Aventura.
Como ajudar
Quem quiser ajudar, pode acessar a vaquinha clicando aqui.