• Nova sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos terá área para hospedagem e camping

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2019 10:15

    Um espaço para hospedagem, com alojamento de pesquisadores e brigadistas, área para camping, loja de souvenir, sala de informações, possibilitando dobrar o número de visitantes – são mais de 42 mil pessoas por ano. Assim será a nova sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o Parnaso, no Bonfim. Os trâmites burocráticos para que o parque assuma o assuma estão em fase final e, depois, as equipes darão início às intervenções do espaço.

    Leia também: Petrópolis ocupa o sétimo lugar no Estado em denúncias por agressão ao Meio Ambiente

    Leia também:  Já está em vigor lei que proíbe distribuição e venda de sacolas plásticas comuns em mercados

    A maior parte do território do Parnaso está na Cidade Imperial, de onde também se inicia a travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada uma das mais bonitas do Brasil, que atrai visitantes de todo o país. No ano passado, o parque registrou mais de 42 mil pessoas passando pela entrada de Petrópolis. Para o prefeito Bernardo Rossi, o investimento no ecoturismo tem um segundo ganho para a cidade. “Além de dobrar o número de visitantes, nos ajuda a conservar as riquezas naturais porque traz à região um público que preza pelo Meio Ambiente”, afirmou.

    Com a nova sede do Parnaso também será possível ampliar o número de brigadistas no local, já que a área costuma sofrer, nesta época, com problemas relacionados aos incêndios florestais. "Estamos em fase final no processo de desapropriação do terreno para a nova sede. O próximo passo será a implementação desse espaço. Além de recebermos mais visitantes, também teremos reforço na nossa brigada operacional, com uma estrutura que vai lembrar a sede de Teresópolis", destacou o chefe do Parnaso, Leandro Goulart.

    O secretário de Meio Ambiente, Renato Couto, considera a novidade importante também para a educação ambiental. "Podemos trazer alunos da rede para diversos tipos de atividades com a nova sede. Precisamos trabalhar desde a infância a importância de preservamos a natureza. Os jovens são ferramenta propagadoras de informação e muitas vezes, educam os pais e adultos", disse.

    Últimas