Especialista alerta para cuidados com os animais durante o inverno
Com a chegada do inverno, especialistas alertam sobre as doenças que podem atingir os pets, assim como sugerem formas de amenizar e proporcionar mais conforto para o animal neste período. A médica veterinária Priscila Mesiano explica que doenças como as osteoarticulares, devido às baixas temperaturas, tendem a piorar e a levarem os animais a terem mais dores e desconforto.
Leia também: Número de acidentes de trânsito envolvendo animais aumenta em 30%
“São doenças degenerativas, ortopédicas, que cursam com artrose, má formação ou desalinhamento articular e/ou displasia. São doenças que levam a dor, instabilidade articular, degeneração e claudicação, ou seja, mancar”, define.
A partir dos oito anos é possível considerar que um animal já esteja entrando na terceira idade. O envelhecimento com relação a doenças osteoarticulares é, sem dúvida, bastante prejudicial. Muitas vezes o animal demonstra que está sentindo dores quando lambe as articulações acometidas, deixa de usar aquele membro, fica mais deitado ou até deixa de se alimentar. Por isso, é preciso uma atenção mais especial do proprietário.
Labradores, pastores, rottweilers, goldens, dachshunds são algumas das raças com tendência a problemas articulares. Estes animais devem ser acompanhados desde a idade adulta como prevenção. “Também é possível prevenir o problema utilizando um piso mais áspero no ambiente, sempre fazer exercício com o animal, utilizar rações com condroprotetores e evitar a obesidade”, orienta.
Cães e gatos sofrem com a doença, sendo que os cães têm mais tendência. Gatos idosos manifestam menos dor, mas também têm artrose e displasia, apesar de serem mais discretos ao manifestar esses sintomas. O diagnóstico das doenças articulares é feito por meio de análise clínica e raio-x. Algumas vezes também é necessária tomografia.
“Após o diagnóstico, o tratamento da doença osteoarticular é um tratamento paliativo para dor com condroprotetores que são medicamentos que regeneram as articulações. O uso de anti-inflamatórios não deve ser a longo prazo porque pode ser prejudicial aos rins, já que normalmente a gente tá tratando de animais idosos. Então, esses tratamentos alternativos como acupuntura, reabilitação, medicina chinesa, tratamentos com fitoterápicos, entre outros. Isso tudo é muito bem-vindo, tem um grande resultado”, avalia.
Feira de adoção, dicas de comportamento canino e brindes são atrações
No próximo sábado, 29 de junho, será realizado um evento em comemoração aos 25 anos da Clínica Amigo Bicho, na Rua Montecaseros, 414, em Petrópolis. A programação começa às 11h, com café da manhã e a palestra "Prevenção de Doenças Osteoarticulares", ministrada pela médica veterinária Carolina D'Almeida Henriques de Souza Franco.
Ao longo da programação, que termina às 15h, ocorrerá feira de adoção do projeto #SomosTodosProtetores, com cães e gatos, venda de produtos e camisetas, cuja renda é totalmente revertida para animais abandonados.
Para quem tem dificuldades em educar seu bichinho, haverá dicas de comportamento canino, com o adestrador Rogério Nogueira, bolo de aniversário para os humanos e degustação de bolo canino, petiscos e pastinhas para os pets, além de sorteios e distribuição de amostras de ração. A realização é feita com o apoio Barkeria, Bravecto, Farmina, Livelong, Real H e Vetnil.