A Tribuna FM foi uma das rádios participantes do programa “Bom dia, Ministra”, realizado nesta quinta-feira (18), com a Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Veiculado pela EBC, o jornalístico contou com outras nove rádios participantes.
Com a dinâmica de cada veículo podendo fazer uma pergunta, o jornalista Victor Carneiro, representando a Tribuna FM, perguntou sobre o plano de trabalho “Estratégia 2050”, que tem como objetivo o planejamento de políticas públicas a longo prazo, e conta com a participação na elaboração deste plano de estados, população e diferentes segmentos da sociedade.
“A estratégia 2050 tem uma única pergunta a ser feita pro povo brasileiro: ‘que Brasil vocês querem para os próximos anos?’ e ‘que Brasil vocês sonham ter daqui a 20/25 anos pros seus filhos?’ já começando agora, porque não é um Brasil que nós iremos construir em 2050, mas um Brasil que nós teremos que construir já a partir de agora, passo a passo, em todas as áreas, na área de desenvolvimento humano, na área da saúde, da geração de emprego, na economia, no cuidado ao meio ambiente, segurança pública, políticas sociais.. e como chegaremos lá, de que forma e como estaremos em 2050. É um projeto feito por diversas mãos; é um projeto que começa dentro dos ministérios, com a participação de todos os ministérios do governo, além de ser uma estratégia onde iremos ouvir todos os entes da federação, portanto, iremos ouvir todos os estados brasileiros, ouviremos os municípios, através das suas confederações, então Petrópolis também será ouvida,” disse a ministra.
Dando mais detalhes sobre o “Estratégia 2050”, Tebet acrescentou: “Mas como garantir que esse projeto dê certo? Ele (o projeto) vem na “Estratégia 2050″ com indicadores. Vou dar um exemplo: Qual a taxa de desemprego no Brasil hoje? Qual a taxa de pobreza/miséria no Brasil hoje? E qualquer outro assunto, como violência, analfabetismo, mortalidade infantil (…) você tem os indicadores, o que se tinha há dois, três anos (…) como estaremos daqui a quatro anos, o PPA já faz essa projeção, e aí nós faremos a projeção para 2050 com metas. A meta é a seguinte: como temos de estar daqui a 4 anos, daqui a 8 anos, 12 anos e como estaremos em 2050? É um projeto desafiador (…), mas é extremamente factível, possível”, explica.
A resposta completa da Ministra do Planejamento e Orçamento sobre o tema, além do programa na íntegra, está disponível através deste link.