FecomercioSP: Índice de estoques cai a 1% em julho na comparação com junho
O índice de adequação dos estoques (IE) na cidade de São Paulo recuou 1% em julho na comparação com junho, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Este foi o terceiro mês consecutivo de queda do índice e o menor patamar registrado desde novembro de 2023. Em relação a julho de 2023, houve alta de 0,9% no IE.
Embora tenha caído pelo terceiro mês seguido, a FecomercioSP tem uma avaliação positiva. Para a instituição, as vendas estão caminhando dentro do projetado pelos empresários do comércio nos últimos meses. “Isso indica melhoria do poder preditivo e uma certa estabilidade dos fatores que definem os resultados no varejo ao longo dos últimos meses”, escreve em nota.
Em julho, a proporção de empresários que consideram ter uma situação de estoques adequada ficou em 55,8%, um recuo de 0,6 ponto porcentual em relação ao mês anterior. Entre os que julgam ter estoques acima do adequado, o número subiu de 22,3% em junho para 23,4% nesta leitura.
Já a proporção dos comerciantes que avaliam ter estoques abaixo do adequado passou de 21,0% – maior nível da série histórica para junho – para 20,6% em julho.
Porte
Entre as grandes empresas, a proporção dos que veem estoques adequados passou de 68,9% em junho para 69,6% em julho. A proporção de grandes empresas que julga ter estoques acima do adequado caiu de 15,6% para 15,2%, enquanto as que avaliam o estoque como aquém do esperado subiu de 14,4% para 15,2%.
Nas empresas de pequeno porte, a proporção dos que consideram ter estoques adequados diminuiu de 56,0% em junho para 55,5% em julho. A proporção das pequenas empresas que julga ter estoque acima do adequado subiu de 22,5% para 23,5%. Já as que avaliam o estoque como abaixo do ideal caíram de 21,2% para 20,7%.