Documentário sobre Santos Dumont encerra Cineclube Raul Lopes nesta sexta
O documentário “Santos Dumont pré-cineasta?”, dirigido por Carlos Adriano, será exibido no Museu Casa Santos Dumont nesta sexta-feira, 19 de julho, às 19h. Esta exibição, que faz parte das comemorações do 151º aniversário de Santos Dumont, encerra a programação do Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar. O evento contará com a presença do diretor, que discutirá a produção do filme após a sessão.
Lançado em 2010, o documentário investiga um carretel de filme de 1901, descoberto no Museu Paulista da USP em 2002 por Carlos Adriano. No filme, Santos Dumont explica ao inglês Mr. Rolls o funcionamento de seu dirigível. Este material, registrado em um mutoscópio, mostra Santos Dumont atuando, dirigindo e registrando o momento para a posteridade. Carlos Adriano seguiu pistas encontradas durante sua pesquisa para compor o documentário.
“Santos Dumont, pré-cineasta?” foi rodado em diversos locais onde o grande inventor esteve, incluindo Petrópolis, e venceu o prêmio de melhor direção no Recine – Festival de Cinema de Arquivo. A exibição na Casa Santos Dumont é especialmente significativa, pois muitas cenas foram registradas na cidade e no próprio museu. A obra impactou pessoas como a pesquisadora e cineclubista Lilia Monteiro, que, ao assistir ao filme no Festival de Documentários “É Tudo Verdade” em 2011, ficou tão impressionada com a beleza de Petrópolis que decidiu se mudar para a cidade. Para ela, exibir o documentário na Casa Santos Dumont, que tem o formato de um mutoscópio, é uma grande honra.
Em 2023, a cineasta e pesquisadora Aline Castella tentou trazer Carlos Adriano para uma exibição especial no sesquicentenário de Santos Dumont, mas não foi possível devido a conflitos de agenda. Este ano, Aline, junto com o artista Luiz Aquila, a também cineasta e presidenta do IMC, Diana Iliescu, e o diretor do Museu Casa Santos Dumont, Claudio Gomide, irão conduzir uma conversa com Carlos Adriano após a sessão do documentário.
Carlos Adriano é conhecido por seu trabalho com cinema de arquivo, explorando a poética do found footage. Além de “Santos Dumont pré-cineasta?”, ele dirigiu “Santoscópio = Dumontagem” (2010), que também se baseia em imagens de arquivo de Santos Dumont. Adriano, que possui dois pós-doutorados, afirma que sua relação com o arquivo é muito emocional, e sua obra reflete uma profunda conexão com a história e a arte.
A exibição do documentário celebra a vida e as conquistas de Santos Dumont, além de destacar a importância do cinema de arquivo como método e poética na preservação da memória histórica. A programação do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e do Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.
Sobre o diretor
Carlos Adriano (São Paulo, 1966) é cineasta com 35 anos de carreira, tendo realizado 25 filmes desde 1989. Seus trabalhos foram exibidos em importantes instituições como o MoMA de Nova Iorque e a Tate Modern em Londres. Adriano é doutor em Estudo dos Meios e da Produção Mediática (Cinema) pela USP e possui dois pós-doutorados. Sua obra é tema de um capítulo no livro “The Sublimity of Document: cinema as diorama (avant-doc 2)”, de Scott MacDonald.
Sobre o projeto
O Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar se dedica a exibições acessíveis em diversos locais da cidade, promovendo cinemas periféricos e independentes. Com convidados debatendo temas variados, aborda questões como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, racismo e desafios sociais. Fundado em 2016 e dirigido por Lilia Monteiro, o cineclube realiza sessões gratuitas, presenciais e online, atraindo um público diversificado que valoriza o cinema e a reflexão social.
Serviço
Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar – Exibição do filme “Santos Dumont pré-cineasta?”
Data: Sexta, 19 de julho
Horário: 19h
Local: Museu Casa de Santos Dumont – Rua do Encanto, 22 – Centro Histórico
Entrada gratuita.