• Inscrições para a 15ª edição do Parlamento Juvenil são prorrogadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/jul 13:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Alunos do ensino médio da rede pública estadual ganharam um prazo maior para se inscreverem na 15ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). O programa possibilita adolescentes de cada município do Estado do Rio a vivenciarem a rotina de trabalho de um deputado estadual durante a Semana Parlamentar, que acontecerá em novembro. O cadastro pode ser feito até o dia 02 de agosto.

    De acordo com o coordenador do projeto, o deputado estadual Danniel Librelon, a ideia é que todos os municípios sejam representados.

    “Antes de iniciarmos as inscrições, nossa equipe percorreu quase 10 cidades, que na edição anterior não tiveram representatividade. Então, a prorrogação das inscrições será mais uma oportunidade de alcançarmos um número maior de estudantes”, defendeu Librelon.

    Natalia Toledo, gestora do projeto, explicou que a mudança aconteceu devido a um pedido dos parlamentares eleitos para a 14ª edição.

    “Os estudantes que já viveram a experiência do Parlamento Juvenil solicitaram um período de inscrições que abrangesse a volta às aulas para que pudessem participar também da divulgação do programa presencialmente nas escolas”, disse Toledo.

    As inscrições devem ser feitas pelo site, e cada cidade poderá escolher um representante através do processo eleitoral. A votação, que acontecerá de 07 a 09 de agosto, também será realizada pela página do PJ.

    Após a eleição dos representantes são oferecidos cursos de capacitação em direito constitucional, ética no serviço público, redação, oratória, entre outros assuntos relevantes para o exercício legislativo.

    Sobre o projeto

    O programa é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino. Através do projeto, que é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), cada um dos 92 municípios do estado pode ter o seu representante juvenil.

    Últimas