• Queda de energia provocada por pipas impactou mais de 190 mil clientes da Enel no primeiro semestre

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  • 10/jul 15:57
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Um levantamento da Enel Distribuição Rio aponta que mais de 190 mil clientes ficaram sem energia por causa de pipas que atingiram a rede elétrica da área de concessão da companhia no primeiro semestre deste ano. As Regiões Serrana e dos Lagos, além das cidades de São Gonçalo, Magé e Macaé, lideram o ranking com o maior número de pessoas impactadas. Neste ano, segundo a empresa, até o momento, foram mais de 1,4 mil ocorrências atendidas de danos na rede por pipas, cerca de 17% a mais do número registrado no mesmo período do ano passado.

    No entorno de São Gonçalo, o problema impactou o fornecimento de energia de cerca de 39,5 mil clientes. Já na área de Magé foram computados mais de 31 mil casos, e em Macaé, a Enel atendeu quase 25 mil chamados relacionados a pipas na rede elétrica.

    Na Região dos Lagos, mais de 33 mil unidades consumidoras foram impactadas pelo problema, e na Região Serrana, o número ultrapassou os 20 mil clientes. O levantamento também registrou os problemas em Campos (19 mil) e nas Regiões Sul (7,5 mil) e Noroeste do estado (579). A concessionária de energia destaca que Campos, além das regiões Sul e Noroeste não registraram aumento de ocorrências com pipas em comparação ao primeiro semestre do ano passado.

    Segundo a Enel, a interrupção do fornecimento de energia causada por pipas pode ocorrer por diversas razões. Além do risco de rompimento dos cabos, as linhas que ficam enroscadas na rede elétrica provocam desgaste na fiação, podendo ocasionar curtos-circuitos e risco de choque. Nesses casos, equipes da distribuidora são mobilizadas para realizar os reparos necessários e substituir a fiação, para o restabelecimento do serviço.

    “Com a chegada das férias escolares, a tendência é que chamados por falta de energia ocasionada por pipas na rede sofram um aumento considerável. Essas incidências, mesmo que de curta duração, geram grandes transtornos aos clientes, tanto na atividade comercial quanto na rotina das pessoas. Neste sentido, é importante reforçar os riscos de se empinar pipa próximo da rede elétrica e a necessidade de os pais orientarem as crianças e os adolescentes sobre os cuidados necessários, principalmente agora nesse período de férias”, afirma o diretor de Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, José Luis Salas.  

    Dicas de segurança

    Para garantir que a brincadeira ocorra de forma saudável e com segurança, a Enel compartilha importantes dicas:

    • Solte pipas apenas em espaços abertos e afastados da fiação elétrica, como parques e campos de futebol.  Esta prática próxima da rede é extremamente perigosa, pois há o risco da linha ou da pipa enroscar nos fios e ocasionar descarga elétrica;

    • Não arremesse objetos nos fios nem tente resgatá-los, caso a pipa se enrosque na rede, postes ou antenas. Somente técnicos da distribuidora treinados para este trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança, estão aptos a manusear a rede;

    • Evite usar materiais metálicos, como o alumínio, na fabricação da pipa, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, com risco de morte;

    • Evite a utilização de “rabiolas”, pois elas agarram nos fios elétricos, desligando o sistema e provocando choques, muitas vezes fatais;

    • Não solte pipas na chuva. Ela funciona como para-raios, conduzindo energia e podendo provocar acidentes fatais;

    • Não use cerol (pó de vidro com cola), pois ele corta os fios de alumínio ou de cobre, o que pode levar a choques por rompimentos de cabos;

    • Não use linha chilena, que possui poder de corte quatro vezes maior que o cerol tradicionalmente usado nas pipas. O risco de acidentes fatais é alto para pedestres e motociclistas, além de acentuar os danos à rede elétrica;

    • Acompanhe sempre crianças e adolescentes no momento da brincadeira;

    • Em casos de cabos partidos, permaneça afastado e avise imediatamente a distribuidora pela Central de Atendimento (0800 28 00 120), ou pelos perfis nas redes sociais Facebook (www.facebook.com/EnelClientesBR) e Twitter (@EnelClientesBR).

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