• Reino Unido: boca de urna indica Partido Conservador com pior resultado desde sua formação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/jul 21:19
    Por André Marinho / Estadão

    Se a pesquisa de boca de urna se confirmar, o Partido Conservador terá conquistado o menor número de assentos no Parlamento do Reino Unido desde 1832, quando a versão moderna da legenda foi fundada.

    Segundo a sondagem, os conservadores teriam elegido apenas 131 parlamentares, uma queda de 241 em relação à última legislatura. O Partido Trabalhista, por sua vez, teria obtido 410 vagas, um aumento de 209. Se confirmado, o resultado levará o líder trabalhista, Keir Starmer, a substituir o primeiro-ministro, Rishi Sunak, no cargo.

    Entre os partidos menores, o Liberal-Democrata pode ter ampliado seus assentos em 53, a 61. Por outro lado, o Partido Nacionalista Escocês teria amargado uma perda de 38 vagas, para 10.

    Ministro das finanças deve perder assento no Parlamento

    O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, deve perder o próprio assento no Parlamento, segundo pesquisa de boca de urna do instituto Ipsos divulgada conjuntamente pelas emissoras BBC, ITV e Sky.

    De acordo com estimativa da BBC, Hunt tem apenas 19% de chance de vencer a disputa no distrito de South West Surrey, no Sul da Inglaterra. O conservador lidera a equipe econômica britânica desde 2022, quando foi indicado ao posto para tentar lidar com os efeitos das turbulências no mercado gerada pelo orçamento da então primeira-ministra Liz Truss.

    Após apenas seis semanas no cargo, Truss renunciou, mas Hunt optou por seguir à frente da pasta durante o governo do sucessor dela, o também conservador Rishi Sunak.

    Últimas