• Aneel aprova redução tarifária da Enel SP, com efeito médio negativo de 2,43% a consumidores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/jul 10:53
    Por Renan Monteiro / Estadão

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (2) o Reajuste Tarifário Anual da Enel Distribuição São Paulo (Enel SP). A partir da próxima quinta-feira, 4 de julho, entra em vigor uma redução média de 2,43% para os consumidores.

    Esse porcentual vem do balanço entre dois grandes grupos de consumidores. A diminuição da tarifa será de 3,52% para os consumidores em alta tensão (grandes empresas), em média. Já os consumidores em baixa tensão (sobretudo residenciais) terão as tarifas reduzidas em 2,11%.

    O reajuste foi possível, por exemplo, a partir da queda de 5,6% nos custos de encargos setoriais em relação ao processo anterior. Os custos de compra de energia também foram reduzidos e o efeito tarifário, nesse caso, foi de -1,06%.

    No reajuste anual de 2023, as tarifas da concessionária foram, em média, reajustadas em -2,24%. A Enel SP atende aproximadamente 7,93 milhões de unidades consumidoras. O consumo de energia elétrica representa faturamento anual na ordem de R$ 22,73 bilhões, segundo balanço da Aneel.

    Últimas