Lançamento de medalhas do Bicentenário da imigração alemã no Brasil é realizado no Palácio de Cristal
Foi realizado, na tarde desta sexta-feira (28), no Palácio de Cristal, o lançamento das medalhas comemorativas que celebram os 200 anos da imigração alemã no Brasil.
Inicialmente, a cerimônia aconteceria no Rio Grande do Sul, mas, por conta das chuvas que atingiram o Estado, a Casa da Moeda decidiu realizar o evento na Cidade Imperial, aproveitando a vinda do presidente do Instituto São Leopoldo, André Rotta.
“Estou muito honrado de estar aqui na cerimônia de descaracterização de cunho da medalha do Bicentenário. Uma iniciativa nossa, da Comissão Nacional do Bicentenário, a qual o Clube 29 de Junho e a comunidade de Petrópolis fazem parte. Deixando assim esse legado registrado, as medalhas, para que todos possam comprar e ter uma recordação dos 200 anos da imigração alemã”, disse o presidente do Instituto São Leopoldo, André Rotta.
Fotos: Maria Julia Souza
Ao todo, foram feitas 100 tiragens das peças em prata e 400 exemplares em bronze, sendo 200 medalhas de bronze e 100 [medalhas] de prata para colecionadores, que podem ser adquiridas no site do Clube da Medalha.
Os demais exemplares serão disponibilizados para o público em geral e o valor arrecadado com as vendas será destinado para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul.
A proposta de produzir as medalhas comemorativas foi uma iniciativa do Clube 29 de Junho, sendo aprovada pela Comissão Nacional do Bicentenário.
O evento contou com a participação do presidente do Clube 29 de Junho, Marcio Haubrich, além do diretor de comunicação do Clube, Marcos Carneiro. Também estiveram presentes, representantes da Casa da Moeda, o Vice-Cônsul da Alemanha no Brasil, Joachim Schemell e representantes do Governo Municipal.