• Ministra da Saúde participa de inauguração da Unidade de Terapia Oncológica do Alcides Carneiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/jun 08:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta semana, duas novas estruturas foram entregues ao Hospital Alcides Carneiro: a Unidade de Terapia Oncológica Francisco Roberto Millington, projetada para atender até 1,1 mil pessoas por mês, e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera Cleiciane da Silva Laurindo, que abrigará até 18 mulheres em situação de vulnerabilidade social e gravidez de risco. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve presente na cerimônia e visitou as novas instalações.

    Durante a solenidade, que ocorreu na segunda-feira (24), ela destacou a importância da integração do SUS e o compromisso com a humanização no atendimento aos pacientes. “A oncologia é um grande desafio hoje para todas as sociedades e para o nosso país, mas é um desafio que pode ter uma resposta melhor pelo SUS”, afirmou, ressaltando a necessidade de reduzir o tempo de espera nos atendimentos especializados.

    Unidade de Terapia Oncológica

    Equipada com três consultórios, quinze leitos, um centro de infusão de medicamentos e uma farmácia, a nova unidade oferecerá atendimento em oncologia clínica, clínica médica, hematologia e psicologia. Todo o tratamento, desde o diagnóstico até o final, poderá ser realizado integralmente no complexo hospitalar do Alcides Carneiro. A estrutura também é uma exigência do Ministério da Saúde para a habilitação das Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

    Casa da Gestante

    A Casa da Gestante oferecerá acompanhamento assistencial pré-natal e puerperal, orientação sobre amamentação, cuidados com o bebê, hospedagem, alimentação e suporte psicológico e social. O espaço conta com consultório ginecológico, posto de enfermagem, camas, berços, cozinha, copa, lavanderia, mobiliário, TV, Wi-Fi e solário com espaço de socialização.

    “Este espaço, que antes era um depósito de entulhos, agora abrigará sonhos e esperanças dos pacientes oncológicos e das gestantes de Petrópolis”, disse o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.

    Últimas