• Banco de Sangue estimula doação durante o Junho Vermelho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/06/2019 10:28

    Com a aproximação do inverno, as pessoas saem menos de casa, ao mesmo tempo em que aumentam as doenças respiratórias, e doar sangue mais uma vez fica para depois.

    A campanha Junho Vermelho, uma alusão à cor do sangue, realizada nacionalmente, foi criada com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do gesto solidário de doar sangue, especialmente nesta época do ano. Ainda neste mês, no dia 14 de junho, celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para sensibilizar as pessoas e lembrá-las da importância desta simples ação que pode salvar vidas,

    No Banco de Sangue Santa Teresa haverá ações de conscientização alusivas à campanha durante todo o mês, intitulada “Um herói pode estar em qualquer lugar”, reforçando a analogia entre o doador de sangue e os super-heróis, pois ambos superam diversos obstáculos para salvar vidas. Porém, em especial no dia 14, será feita uma convocação geral de todos os doadores e de novos voluntários para que eles se unam a esta importante causa. A campanha ganha reforço do Exército Brasileiro, que no período de 10 a 14 de junho também convoca a população nacionalmente para doar sangue.

    Ainda neste dia, os doadores que comparecerem ao local para doar sangue ganharão um adesivo personalizado com o tema da campanha, que está sendo divulgada na página do Facebook da unidade

    De acordo com Rodrigo Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, a presença de doadores nesta época do ano é importante para que os atendimentos continuem sendo realizados com tranquilidade. “Precisamos receber uma média de 70 doações diárias em cada unidade para mantermos os estoques seguros, tendo em vista que cada componente sanguíneo tem uma validade. Por exemplo, as plaquetas duram apenas 5 dias, enquanto as hemácias, de 35 a 45 dias. Por isso a importância de campanhas como essas”, enfatiza Rodrigo.

    Veja como é fácil doar  

    Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, micropigmentação de sobrancelha ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

    Sobre o Banco de Sangue Santa Tereza

    O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias, além de pacientes em tratamento contra câncer.

    Para doar, basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso.


    Serviço:

    Banco de Sangue Santa Teresa

    Dentro do Hospital Santa Teresa – Térreo

    Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis

    Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h

    Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.

    Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital

    Últimas