• Problemas em imóvel onde funciona a escola Jandira Bordignon levam Prefeitura a transferir alunos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/06/2019 12:20

    As aulas dos alunos da educação infantil e ensino fundamental I da EM Jandira Bordignon serão transferidas temporariamente para o Ciep Santos Dumont, no Independência – unidade mais próxima, a 10 minutos de distância. A mudança tem caráter preventivo e o transporte dos alunos está garantido pela Secretaria de Educação no trecho entre o Quitandinha e o Quarteirão Italiano. No horário da saída das crianças, os ônibus retornarão com os alunos para o Quitandinha. A mudança, segundo a Prefeitura, ocorre por conta das fortes chuvas ocorridas no fim de semana, quando foram constatadas infiltrações nas salas do imóvel onde as crianças estavam sendo atendidas, no Quitandinha, alugada pela antiga estão em 2016.

    Leia também: Educação: Petrópolis ocupa o 59ª posição no Estado na taxa de escolarização

     Leia também: Alunos do Ciep de Corrêas ganham etapa estadual de evento do Sebrae

    Nesta quinta-feira (06.06), os responsáveis pelos estudantes foram informados sobre a mudança em reunião na Jandira Bordignon. No encontro, a secretária de Educação, Marcia Palma, explicou que as aulas na nova unidade estão previstas para ter início até o próximo dia 17. Até lá o CIEP está sendo preparado para atender confortavelmente os estudantes. “A mudança é provisória. Por causa da chuva, a direção da escola constatou a entrada de água em alguns espaços da casa. As paredes estão molhadas e há pontos onde a infiltração ocasionou mofo, por isso, conversamos com a equipe da escola e chegamos à conclusão de que, para garantir o conforto dos alunos, a mudança é necessária. A previsão é de que as aulas desses alunos retornem até o dia 17 de junho. Esse é um prazo limite, mas atuaremos para que as aulas sejam retomadas antes disso. A previsão é que de que o atendimento no CIEP dure em torno de seis meses. Tão logo o prédio novo da escola fique pronto, o que deve ocorrer até o fim do ano, os alunos voltarão a ser atendidos no prédio da E. M. Jandira Bordignon, no Quitandinha”, explica a secretária de Educação, Marcia Palma.

    Os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I da unidade escolar estavam sendo atendidos nessa casa – que foi afetada pela chuva – desde 2016. Na época, os alunos da educação infantil e ensino fundamental I foram realocados nesse imóvel alugado e os alunos do ensino fundamental II foram direcionados para outra casa, também alugada. Também nesse caso, a mudança dos alunos ocorreu devido às péssimas condições do prédio onde funcionava a escola.

    As aulas na unidade escolar foram suspensas nessa semana. Um calendário de reposição será elaborado. “Precisamos desses dias para organizar o espaço e fazer a mudança dos móveis da E.M. Jandira Bordignon para o CIEP. Um calendário de reposição será programado para garantir que os alunos não tenham prejuízo”, explicou Marcia Palma.

    Uma comissão de pais de alunos da escola foi montada e, com o acompanhamento da Secretaria de Educação, realizará visitas na obra do prédio da EM Jandira Bordignon, para acompanhar o andamento da revitalização do espaço.

    Obra da Jandira ficará pronta até o final do 2º semestre

    A obra no prédio original da E.M. Jandira Bordignon está na fase de emboço da parte externa e finalização da rampa de acessibilidade. A expectativa é de que o novo prédio fique pronto no segundo semestre. A reforma completa do espaço foi retomada em 2018, pela atual gestão, e compreende 12 salas de aula, acessibilidade nos três andares e quadra poliesportiva. No novo prédio, a capacidade de atendimento na unidade escolar vai aumentar de 400 para 700 alunos. Já o Ciep Santos Dumont, localizado no Independência, foi municipalizado e será adaptado para receber alunos na educação infantil. 

    Últimas