• Alerj vai promover a 15ª edição do Parlamento Juvenil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Nesta terça-feira (18), gestão do projeto esteve em Petrópolis para divulgar o início das inscrições, que acontece dia 24

    19/jun 13:49
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A gestão do Parlamento Juvenil iniciou uma série de visitas a diversos municípios do estado. O objetivo dos encontros é a divulgação do início das inscrições para a 15ª edição do Projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Secretaria Estadual de Educação. Nesta terça-feira (18), a equipe esteve em Sapucaia e também em Petrópolis. Ainda nesta semana, o Parlamento Juvenil passará por Cabo Frio, Maricá e Macaé.

    “No próximo dia 24 vamos iniciar a primeira etapa do projeto: as inscrições. Nesta etapa, é de suma importância que todos os jovens da Rede Estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro tenham conhecimento do que é o Parlamento Juvenil e de como ele funciona. Por isso, é fundamental que realizemos visitas em cidades estratégicas que não tiveram representatividade nas edições anteriores”, destacou o coordenador, o deputado Danniel Librelon (REP).

    A agenda começou na Escola Estadual República do Líbano, em Sapucaia. A diretora da unidade, Patricia Senra Valdiero, reforçou a importância da realização do projeto na vida dos estudantes.

    “É extremamente importante divulgar o projeto Parlamento Juvenil, porque se pretendemos ter um exercício real da cidadania, é primordial que o jovem entenda que ele é o agente transformador da sociedade que vivemos hoje. Então, é importante que ele participe, que saiba reivindicar seus direitos, cumprir seus deveres e para isso é preciso que eles atuem. Atuar de maneira legítima, com coragem, fé e assim agir para o bem melhor de toda uma sociedade”, destacou.

    Já em Petrópolis, o encontro aconteceu no Colégio Estadual Pedro II. Mais de 100 alunos, das 1ª e 2ª séries do ensino médio, ouviram atentos sobre como funciona o Parlamento Juvenil e a importância de ter um representante Petropolitano na 15ª edição.

    “A importância da própria equipe da Alerj vir à escola, é muito grande. Acho que vai envolver mais alunos. Somos uma escola com mais de 1600 alunos. A gente informa, mas são informações que a gente também recebe. Como a equipe veio aqui na escola, acredito que os alunos despertam um maior interesse em participar”, afirmou.

    O projeto

    O programa é voltado a adolescentes entre 14 e 17 anos que estejam cursando o 1º ou o 2º ano do ensino médio na rede pública estadual de ensino. Através desse programa realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc) – cada uma das 92 cidades do estado pode ter o seu representante juvenil, que será eleito em um único turno, para viver uma experiência imersiva como deputado estadual por uma semana, com direito a formulação de projeto de lei e votação em Plenário.

    Últimas