• “É um salve-se quem puder”, diz promotora sobre os ônibus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/jun 04:12

    A frase da promotora de Justiça, Vanessa Katz, em petição em que o Ministério Público estadual requer o cancelamento do contrato da Petro Ita é a que melhor define o estado atual do sistema. É mesmo um salve-se quem puder ilustrado, como ontem, pelo ônibus que quase caiu em uma ribanceira no Duques. Teria havido falha humana neste caso – o motorista teria deixado o coletivo para pegar água na bica, relato de moradores do bairro – mas nada ainda comprovado. Mesmo que tenha havido, a pergunta que não quer calar: se o ônibus foi reprovado na vistoria da CPTrans, o que ele fazia rodando?

    Tolerância zero?

    Segundo o MP, a prefeitura está inerte, apática, paralisada. É o que falamos neste final de semana. Se a própria CPTrans reprovou 74 ônibus da PetroIta em vistoria ( seriam 87% da frota da empresa) por falta de segurança, por que os carros estão em circulação? Em nota oficial Repetindo: o-fi-ci-al), a prefeitura disse que “não tolerará mais casos de negligência na manutenção dos ônibus operados pela empresa Petro Ita”. Mas, não vem tolerando? Pelo menos a partir de 31 de maio quando anunciou publicamente a reprovação de 87% da frota a obrigação não era solucionar? Se os carros rodam sem condições, a responsabilidade é de quem?

    Contagem

    Petrópolis está há 1 ano e 35 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Ônibus na pirambeira: é um perrengue diário na vida dos usuários que dependem do transporte público.

    A conferir

    Segundo os entendidos no assunto, com várias entregas sendo feitas nas últimas semanas – de obras e programas que estavam já no cronograma,  a gestão Bomtempo – sem agora os R$ 288 milhões a mais de ICMS – consegue dar um ‘ar de normalidade’ à administração. Dizem que quando virar agosto o cenário muda.

    Dissídio

    Falando nisso, está na época do dissídio coletivo do funcionalismo público municipal. E este ano, por conta do rombo nas finanças, vai ser difícil um percentual de recomposição robusto. Colocar o aumento em parcelas com previsão para a próxima gestão também não vai colar mais.

    #ficaadica

    Pessoal que pensa dar umas pernadas internas e externas neste ano eleitoral deve ficar atento. Algumas agremiações têm lideranças estaduais que não topam certas gracinhas. Pessoal da Baixada é meio esquentado. O que for prometido tem que cumprir.

    Deixa que eu deixo

    Em Brasília, o prefeito fez uma visitinha ao parça Marcelo Freixo, agora presidente da Embratur e disse “Quero agradecer ao Freixo apoio que tem dado à nossa cidade, sobretudo agora na Bauernfest”.  E Freixo respondeu dizendo que “a Embratur vai ajudar”. Mas, ajudar para esse ano? Com o que? Ficou um discurso bem vazio. E parece que a pauta em Brasília era outra…

    Pernada oficializada

    Foi sem pompa, com uma nota distribuída à imprensa e uma reunião dos correligionários sem muita animação que o Republicanos oficializou a pernad, ops, quer dizer, a troca dos nomes da majoritária. No lugar de Leandro Azevedo entra o Blog e o professor vai ficar como vice. Sem festa, sem nada… Chocho demais. Parece até que a troca não encontrou unanimidade na agremiação.

    Música

    Pediram para a gente falar – e, contrariados- vamos atender: professor Leandro Azevedo já pode pedir duas músicas no Fantástico. Ô, gente ruim.

    Natiele da Silva Rabello, moradora de Corrêas, foi a vencedora do sorteio do Dia dos Namorados. Ela ganhou R$ 1 mil em compras do supermercado Empório Multimix, em parceria com a Tribuna de Petrópolis e retirou os produtos na loja do Bingen, onde aproveitou para fazer um lanche no espaço gourmet da loja (padaria, lanchonete e pizzaria), em companhia do gerente Marcelo Neuman. E fiquem ligados que vem mais promoção por aí!

    Dormiu no ponto

    Talvez a prefeitura não tenha sabido mensurar a importância do serviço que lançou e tenha sido muito tímida na divulgação: a marcação de consultas médicas por aplicativo de celular é uma das modernidades absolutamente necessárias e que fazem um bem danado para o usuário e para a mobilidade.  Pelo app “Consulta Fácil Petrópolis”, usuários escolhem a especialidade médica, data e horário da consulta diretamente pelo celular. Acaba com aquele vai e vem, especialmente de idosos, em busca de uma consulta. Pelo avanço que é, merecia bem mais do que apenas uma nota distribuída à imprensa.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas