• INSS lança aplicativo para serviços online

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  • 22/05/2019 15:26

    A partir de julho a população poderá contar com uma nova ferramenta do INSS. Além de oferecer as solicitações de serviço presencialmente, pedidos de serviços como concessão de aposentadoria e salário-maternidade poderão ser feitos de forma online com a obtenção do resultado de forma imediata. Através do aplicativo para smartphone “Meu INSS” ou pelo site gov.br/meuinss, o interessado pode fazer a solicitação, enviar a documentação, acompanhar o processo e obter a resposta via internet. O objetivo, segundo a instituição, é facilitar o acesso da população e garantir mais agilidade na concessão dos benefícios. 

    Atualmente o sistema Meu INSS disponibiliza a consulta de processos protocolados. Através de um cadastro no sistema é possível acompanhar o andamento e a cópia do processo. A partir de julho, serão habilitados todos os outros serviços. O gerente-executivo da Região Serrana Fernando Mascarenhas, explica que com a disponibilização dos serviços online, todos os esforços internos poderão ser direcionados principalmente para a análise de processos, o que vai agilizar o serviço para o cidadão. 

    A unidade do INSS em Petrópolis faz parte do grupo de 11 unidades que atende 18 municípios da Região Serrana. Atualmente há 5.159 processos pendentes de análise. Destes, 3.394 são referentes aposentadorias, 112 referentes a salário-maternidade e 585 referentes a pensões. Fernando acredita que com novo serviço este número pode será reduzido. Além disso, os processos feitos de forma online poderão ser analisados por agentes do INSS em Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, que fazem parte da central de análises do órgão.

    O gerente-executivo ressalta que o órgão incentiva a cooperação técnica com a Prefeitura e com a OAB, que auxilia nos pedidos de benefícios assistenciais previstos na LOA. Os serviços solicitados online, se não tiverem nenhuma divergência, ou caírem em exigências podem ser aprovados automaticamente. Segundo o órgão, isto deve garantir mais transparência e resolutividade nos serviços.  

    Lembrando que além do canal online, os cidadãos ainda podem fazer os agendamentos presenciais pelo telefone 135.

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