• Em cartaz exposição inspirada nos alunos da Escola Municipal Paulo Freire

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/05/2019 12:00

    “O seu coração é alfabetizado”? Esta é a frase abre a exposição da professora Janir Lage da Silva, formada por quadros bordados que retratam histórias criadas a partir do convívio com alunos especiais, da Escola Municipal Paulo Freire. A mostra está disponível para visitação do público geral até o dia 6 de junho, das 8h às 18h, na Casa da Educação Visconde de Mauá.

    Veja também: Pitch Inova Petrópolis recebe inscrição de 14 projetos acadêmicos

    A artista, que também professora e orientadora escolar na EM Paulo Freire, disse que sua inspiração para criar as obras veio após uma lição que aprendeu durante uma viagem. “Eu cresci ouvindo maravilhosas histórias antes de dormir e vendo pessoas da família bordarem. Felizmente aprendi a gostar de histórias e de bordar também. Como consequência adorava fazer redações quando estudava, ter diários onde escrevia todos os sonhos que queria realizar. O aprendizado do bordado estava guardado e reapareceu depois de uma viagem. Trabalhar na Paulo Freire exigiu de mim um reaprendizado do significado do que é viver por conta do convívio com alunos com necessidades especiais. Então resolvi escrever histórias para falar desses alunos. Mas, só escrever não vale. Resolvi enfeitá-las bordando. Aproveitando assim duas coisas que me esforço para fazer da melhor maneira possível”, conta Janir.

    “Na Escola Municipal Paulo Freire aprendemos a valorizar fatos que talvez passem despercebidos pela maioria das pessoas. Muitas vezes em nossas conversas na hora do recreio, em reuniões pedagógicas ou em qualquer outra situação nos emocionávamos muito com histórias contadas pelos professores sobre o que seus alunos faziam ou não faziam, diziam ou não diziam”, comentou Janir, acrescentando que, com através do contato com esses alunos tão especiais, “o seu coração foi alfabetizado”.

    “A exposição ‘Coração Alfabetizado’ mostra um pouco da realidade da nossa escola, as histórias que acontecem aqui dentro, que muitas pessoas não conseguem imaginar, mostrando tudo de bom que vivemos aqui. São histórias para serem lidas com o coração!”, afirma a diretora da EM Paulo Freire, Ana Lúcia Rocha.

    Localizada no Centro, a EM Paulo Freire atende 147 alunos, matriculados até o 5º ano do ensino fundamental. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco nº 03, no Centro.

    Últimas