• Fazendeiros da Nova Zelândia visitam propriedades do Circuito Eco Rural Caminhos do Brejal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2019 10:54

    A Cidade Imperial carrega, desde o ano passado, o título de "Capital Estadual dos Produtos Orgânicos". Desde então, os produtores rurais do município começaram a colher os bons frutos do trabalho voltado a uma alimentação mais saudável, despertando a atenção de turistas e petropolitanos. Prova disso, foi a visita de um grupo formado por fazendeiros Neozelandeses que participaram, ontem (15), do Circuito Eco Rural Caminhos do Brejal.

    Leia também: Samir El Ghaoui toma posse nesta terça-feira como presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau

    O tour de visitação acontece na cidade desde 2002. Durante o percurso, de aproximadamente 40 quilômetros, os grupos fazem passeios acompanhados em até cinco, das quase 20 propriedades em que há produção de alimentos. "São várias localidades com características diferenciadas para conhecimento. Usamos o dia a dia dos produtores – a experiência na roça – para apresentar aos visitantes o contato com a produção e a natureza", disse Sandra Loureiro, diretora financeira do Circuito.

    Leia também: Secretaria de Meio Ambiente dá início a caminhadas ecológicas guiadas mensais

    Ao todo, os 22 fazendeiros da Nova Zelândia, contemplados com o turismo de incentivo, conheceram a área rural, no Brejal. O grupo passou por diferentes propriedades, desde às que possuem trabalhos com a comunidade, através de uma vertente sócio-cultural, até o plantio e degustação. O tour começou às 9h e terminou às 18h.

    "Por aqui são encontrados todos os tipos de produtos, como plantio e cultivo, conservas e geléias, cachaça, ervas finas, criatórios, haras, entre outros. No circuito, o grupo tem o contato direto com o produtor, conhecem o trabalho e dúvidas são esclarecidas. Vale ressaltar que, em todos os roteiros, é essencial a visita a uma propriedade rural. Hoje, 80% da produção nessa região é orgânica", explicou o condutor local e diretor presidente do Circuito, Leonardo Fragoso.

    Contando com mais de 100 produtores orgânicos em várias partes da cidade, o município traz como característica principal desse tipo de produção a ausência de agrotóxicos. "A cultura orgânica virou moda entre as pessoas. Isso possibilita novos olhares de diferentes lugares para a nossa produção local. O grupo de hoje está muito entusiasmado, pois nunca tinham visto algo do gênero. Estamos conquistando as pessoas, e nos tornando referência", disse o produtor rural Levi Gonçalves, de 60 anos.

    Para o fazendeiro Richard Subtil, de 52 anos, a visita superou as expectativas. "Estamos impressionados com o conhecimento e o domínio que os proprietários tem sobre todos os produtos. Uma habilidade incontestável sobre o assunto. Estou muito satisfeito por tudo", elogiou.

    Após cada visita, um representante do grupo é escolhido para agradecer aos produtores locais pela chance de conhecer a determinada região. "Adoramos ter visto sua fazenda. Se o cheiro das plantas é bom, o gosto deve ser melhor ainda. Muito obrigado por tudo!", encerrado com palmas entre os visitantes.

    O Circuito Eco Rural recebe variados grupos semanalmente. O agendamento prévio da visita às propriedades rurais podem acontecer através do telefone (24) 98841-9830.

    Últimas