INCA realiza evento para comemorar o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
O Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove dia 22 de maio, quarta-feira, evento sobre as ações de controle dos cânceres de mama e do colo do útero no Brasil, em comemoração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, celebrado dia 28.
O evento O Controle dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama: do programa Viva Mulher aos dias atuais será realizado na sede do INCA, na Praça Cruz Vermelha, no Centro do Rio, e contará com painel sobre os 20 anos do programa Viva Mulher e sua importância para o controle dos cânceres do colo do útero e de mama no Brasil.
O então chamado Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo Uterino foi criado em 1997 pelo Ministério da Saúde. Posteriormente, o INCA estabeleceu um projeto-piloto com foco na oferta do exame Papanicolaou, que pode detectar lesões pré-cancerosas no colo do útero. Em 2002, o programa foi ampliado para incluir também ações de controle do câncer de mama, tais como estratégias de detecção precoce por meio da mamografia.
A médica do INCA Santinha Tavares será a moderadora do debate, que terá na mesa os médicos e ex-coordenadores do Programa Viva Mulher Tereza Maria Piccini Feitosa e Nelson Cardoso de Almeida e Luiz Alves de Araújo Neto, historiador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e INCA.
Enquanto o painel discutirá o legado do programa Viva Mulher, uma mesa-redonda, realizada logo em seguida, abordará os avanços e desafios na prevenção e detecção precoce dos cânceres do colo uterino e de mama, com a moderação da epidemiologista Liz Almeida, chefe da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA, e a participação da epidemiologista Maria Beatriz Kneipp Dias e da sanitarista Mônica de Assis, ambas da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Organização de Rede/INCA.
Na ocasião, serão lançadas três publicações: Viva Mulher 20 anos: história e memória do controle dos cânceres do colo do útero e de mama no Brasil, Parâmetros Técnicos para o rastreamento do câncer do colo do útero e A situação do câncer de mama no Brasil: sínteses de dados dos sistemas de informação.
O evento é gratuito e aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas pelo portal do INCA (www.inca.gov.br). São 50 vagas para o público interno e 170 para o público externo. Haverá transmissão ao vivo pelo portal do INCA.