• Prefeitura diz estar aberta ao diálogo para garantir Festival de Inverno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/05/2019 12:45

    Após uma grande repercussão no meio cultural, por conta do anúncio sobre o término do Festival de Inverno da Dell’Arte, feito pela criadora do evento Myrian Dauelsberg, o município afirma que está aberto ao diálogo. Segundo o secretário-chefe de gabinete, Renan Campos, o poder público reconhece a importância do evento, realizado por 18 anos na cidade, e afirma que nunca houve recusa da Prefeitura em apoiar o festival. Apesar disso, Myrian corroborou em nova entrevista concedida à Tribuna de Petrópolis, que os representantes da Dell’Arte buscaram apoio este ano, mas não obtiveram retorno. 

    Saiba mais:  Sem apoio do governo, Festival de Inverno da Dell'Arte não será realizado em 2019

    Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o aporte solicitado pelos organizadores foi de R$300 mil, dobro do valor compactuado no ano passado. A nota diz ainda que “os organizadores devem sensibilizar e buscar empresas que possam patrocinar o evento”. 

    “O que houve foi um conflito de agendas, e não recusa! Estamos dispostos a sentar e ouvir quais são as necessidades e demandas por parte da Dell’Arte, para que o evento possa ser realizado. Mas claro, dentro nas nossas possibilidades também, afinal é preciso chegar a um consenso”, disse o chefe de gabinete.

    Mesmo que haja uma conversa entre as partes ainda este ano, a 19ª edição do Festival de Inverno, que deveria ser realizada em 2019, não acontecerá. “Não tem mais tempo hábil para que seja conversado, e organizado um evento desse porte e importância. Por mais que eu tenha grandes parcerias, e o festival seja renomado, seria complicado colocar isso em prática para julho”, avaliou Myrian. Que ressaltou ainda a falta de interesse na cultura, também por parte da iniciativa privada. 

    “Assim como o poder público buscamos apoio junto a grandes empresas, que tem isenção fiscal através da Lei Rouanet, e mesmo assim não tivemos retorno positivo. Mas nada impede que no ano que vem, ou mais para frente, com a possibilidade de diálogos, nós consigamos voltar com festival, afinal o Festival de Inverno movimenta toda uma cadeia produtiva da cidade beneficiando, além do enriquecimento cultural, os setores de turismo, gastronomia, hotelaria, comércio, entre outros serviços”, afirmou. 

    Para marcar o encerramento do Festival de Inverno da Dell’Arte, no dia 5 de julho, será realizado um Concerto de Gala na Catedral São Pedro de Ancântara. Na ocasião se apresentarão a Orquestra Cesgranrio e o coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Vale ressaltar que o evento sempre teve como objetivo a formação de novos públicos para a música, dança, teatro, para desse forma permitir a democratização do acesso e inclusão social através da arte. 

    Últimas