• Pensando em correr? Mudar hábitos altera sua vida positivamente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/maio 08:00
    Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

    A prática da corrida vai muito além do simples exercício físico. Considerando os inúmeros benefícios para o corpo, como melhoria da saúde cardiovascular, aumento da resistência e fortalecimento muscular, a corrida é fundamental na promoção da saúde mental. Em primeiro lugar, ela serve como uma poderosa ferramenta de combate ao estresse e à ansiedade. Durante uma corrida, o corpo libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Essas substâncias ajudam a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, proporcionando uma sensação de calma e tranquilidade. Além disso, correr permite que os indivíduos se desconectem temporariamente das preocupações do dia a dia, oferecendo um momento de introspecção e reflexão.

    Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo e coordenador técnico da UPX Sports, Zair Cândido, por meio da prática da corrida, é possível impulsionar a produção dos hormônios associados à felicidade. “É um benefício não apenas para o corpo, mas também para o bem-estar emocional. A atividade física promove uma série de processos fisiológicos, como a melhoria da circulação e da oxigenação dos tecidos, destacando-se como uma ferramenta eficaz para o cuidado integral da saúde”, explica o especialista. Além disso, a corrida é uma oportunidade para cultivar resiliência e autoconfiança, estimulando a mente e melhorando a clareza mental, a concentração e a capacidade de tomada de decisão.

    Serrano estreia em casa com um elenco maduro para chegar ao título

    O Serrano fará sua estreia neste sábado, às três da tarde, contra o ArtSul, no estádio Atílio Marotti, pela primeira rodada do Campeonato Estadual da Série A2. Com um perfil mais maduro desde que a Interfut assumiu o futebol em 2020, o time aposta na experiência de seus jogadores para brigar pelo título da Segundona. O técnico Jody Blanco, de origem espanhola, mantém o estilo “tik taka” de jogo como estratégia para alcançar o sucesso na competição. Será um duelo emocionante e uma oportunidade de ver o Serrano em ação com sua nova formação.

    Podendo encarar o Baixinho, Petrópolis FC faz sua estreia com otimismo

    Neste sábado, o Petrópolis FC estreia no Campeonato Estadual da Série A2 contra o América, no Giulite Coutinho, às três da tarde. Comandado por Luciano Quadros, o time petropolitano terá pela frente o badalado América, que contará com o reforço de Romário, campeão do mundo em 1994 e presidente do clube. O jogo terá transmissão ao vivo e promete ser emocionante. O Petrópolis FC apresentou seu novo uniforme em homenagem às vítimas dos desastres naturais provocados pelas chuvas em Petrópolis e no Rio Grande do Sul. O gestor do clube, Alan Pascoal, está confiante na briga pelo título e a consequente promoção ao Carioca 2025.

    Vera Cruz, enfim, fará a sua primeira partida pela Série C após ganhar pontos

    Neste domingo, o Vera Cruz estreia oficialmente no Campeonato Estadual da Série C, enfrentando o CAAC Brasil no estádio Atílio Marotti, em Petrópolis. O time de Petrópolis deveria ter estreado na rodada passada, mas o Riostrense foi punido e perdeu os pontos em favor dos petropolitanos. O técnico Vinícius está otimista para o confronto, trazendo em seu currículo um curso de alto nível para treinadores de futebol organizado pela CBF. Um dos destaques em campo é Gabriel Feliciano, com passagem pelo Serrano e experiência internacional. A expectativa é de um duelo acirrado contra um rival perigoso.

    Seleção de futebol petropolitana encara Teresópolis neste domingo

    Domingo é dia de bola rolando no estádio Argemiro Hungria Machado, no Vale do Cuiabá, campo que pertence ao Boa Esperança. Aliás, mais do que uma partida de futebol, é um jogo decisivo em que colocará em campo as seleções de Petrópolis e Teresópolis na abertura da fase semifinal da Copa das Ligas Municipais – categoria sub-17. O duelo começa às duas da tarde e a vitória será fundamental para os petropolitanos para seguirem com chances de disputar o título regional do importante torneio organizado pela Federação de Futebol do Rio.

    Goleada na estreia anima Corrêas na luta pelo título carioca de futsal adulto

    O 5 a 1 imposto ao Teresópolis recentemente pela abertura do Campeonato Carioca de futsal adulto mostrou que o Corrêas vai com tudo em busca do título regional. Com uma filosofia de apoio aos talentos formados em Petrópolis, o clube petropolitano sabe que a caminhada vai ser árdua, até porque o seu maior adversário, o Magé Futsal, possui um orçamento bem superior ao seu e isso o coloca, pelo menos na teoria, como principal candidato ao título. No entanto, a equipe petropolitana está muito entrosada, como ficou explícito na campanha da Copa Integração, em Minas Gerais, onde derrotou poderosos rivais jogando um futsal com inteligência e qualidade. Portanto, apesar do dinheiro do Magé Futsal, os correneses podem ser bem sucedidos nesta temporada.

    Piloto petropolitano ressalta experiência aprendida em etapa da Copa Truck

    O petropolitano Thiago Rizzo conseguiu terminar as corridas da terceira etapa da Copa Truck, disputada recentemente no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR). Desta vez, o calor paranaense somado ao controle de emissões de poluentes de seu pesado VW#17 fizeram o piloto de Petrópolis conservar a cautela na pilotagem do caminhão. Ele finalizou as duas provas do dia na 12ª posição entre os brutos da classe PRO. Disputando na principal divisão da categoria, o petropolitano não perde a fé em seu objetivo de conquistar o pódio nesta temporada.

    Rodrigo Simas, revelação do tênis, segue invicto em certames regionais

    A mais grata revelação do tênis de Petrópolis, Antônio Simas, conquistou recentemente o título de tetracampeão estadual na categoria 10 anos. Com 4 etapas da federação do Rio e 4 títulos estaduais para o município, Antônio se destaca como uma promessa do esporte na Cidade Imperial. Treinando na academia Locatelli, na rua Montecaseros, e com o auxílio do pai, Leonardo Simas, o jovem atleta mostra seu potencial e determinação para alcançar grandes feitos. Com apenas pouca idade, a expectativa para este ano é que Antônio conquiste ainda mais títulos, inclusive a nível nacional, mostrando que Petrópolis pode revelar grandes craques do tênis.

    Rodrigo Simas comemorou mais uma conquista no tênis.
    Foto: Divulgação

    Piloto da escuderia de Petrópolis vai correr na Stock Car “em casa”

    A Stock Car visita o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), para a disputa da quarta etapa da temporada 2024. Atual campeão, Gabriel Casagrande tem no circuito de 3.058 metros a sua corrida “de casa”, graças à proximidade da cidade do oeste paranaense com Pato Branco, onde se criou. O piloto da equipe de Petrópolis A.Mattheis Vogel também espera lutar pelas primeiras posições na única passagem da categoria pelo Paraná neste ano. Atualmente na sétima colocação do campeonato, o dono do carro número 83 não contará com o lastro em seu carro neste final de semana. Apesar disso, Casagrande admite que trabalha para, primeiro, ter um bom desempenho na pista mais veloz do calendário para subir na classificação, ainda que isso represente ter o peso extra de volta no carro nas etapas seguintes.

    Paris 2024: natação brasileira já causa preocupação

    A seletiva olímpica de natação do Brasil foi desastrosa, com apenas três atletas nadando abaixo do índice e muitos dependendo da salvaguarda para garantir vaga. A equipe terá apenas oito atletas nadando provas individuais e dez exclusivos de revezamentos. Guilherme Costa e Maria Fernanda Costa têm o mesmo sobrenome e programa individual similar, enquanto Marcelo Chierighini, Nick Albiero, Gabi Roncatto e Beatriz Dizotti também representam o país. A geração Tóquio está em declínio, com resultados aquém do esperado, causando reflexos negativos na natação brasileira. A falta de investimento nos clubes é apontada como um dos principais motivos para o fraco desempenho dos atletas.

    Últimas