• Vacinação contra a gripe termina hoje

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/05/2016 08:52

    Termina hoje a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). De acordo com a Secretaria de Saúde, não há previsão de prorrogação da campanha. Até o momento, 67,16% do público-alvo foi imunizado. Foram vacinados: 12.308 crianças, 4.922 trabalhadores da saúde, 1.506 gestantes, 339 puérperas, 27.826 idosos; além de 12.787 portadores de doenças crônicas. Neste ano, foi confirmado um caso de H1N1 em Petrópolis. Na manhã de ontem, o Centro de Saúde, localizado na Rua Santos Dumont estava movimentado e de acordo com funcionários do local, o número de pessoas em busca da vacina foi alto em todos os dias da campanha. 

    Em abril, a coordenadora de epidemiologia, Cláudia Mara, afirmou à equipe da Tribuna de Petrópolis que existem ao menos 14 casos suspeitos de Influenza na cidade, sendo quatro deles moradores de outros municípios, que por conta de plano de saúde ou mobilidade estão sendo tratados em Petrópolis. Na época da entrevista, um dos infectados de outra cidade estava na UPA e três na rede particular (Unimed e Hospital Santa Teresa). Fazem parte do público alvo da campanha, pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto) e portadores de doenças crônicas. A contraindicação é apenas para as pessoas intolerantes a ovo. Quem aproveitou o penúltimo dia da campanha para se imunizar, foi o engenheiro Edison Tadeu Dias. “Eu estava viajando a trabalho e logo que voltei tratei de vir me vacinar. Há mais de cinco anos tomo o medicamento e desde então nunca mais tive complicações com gripe”, disse satisfeito.

    Além dele, também compareceu ao Centro de Saúde a pequena Maria Clara de Freitas, de apenas sete anos, que afirmou não ter chorado na hora de tomar a vacina.

    “Sou corajosa! Vi que outras crianças choraram, mas eu não. Minha mãe disse que é importante tomar a vacina então eu vim”, disse satisfeita.

    Últimas