A 17ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) marcou para a próxima quinta-feira (16), o julgamento do recurso da Petro Ita. A viação pediu a paralisação do processo que corre contra ela na 4ª Vara Cível de Petrópolis, devido as denúncias da má prestação do serviço.
O processo em questão é de 2010 e, depois de julgado que a empresa deveria manter ônibus em boas condições, foi arquivado em 2018. No ano passado, a pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a Justiça local reativou a ação, já que as reclamações sobre as condições dos veículos voltaram, inclusive, com registros de acidentes.
A Petro Ita foi contra a reativação do processo e conseguiu impedir uma audiência especial que aconteceria. De acordo com a empresa, já havia decisão de arquivamento em definitivo dos autos. Também questionou a convocação de atores políticos estranhos ao processo e a intimação para retirar os veículos reprovados por vistorias em até 48 horas.
Nesta quinta-feira (9), o incêndio na garagem da empresa completou um ano. De lá para cá, passageiros relatam um agravamento da crise do transporte. Na última semana, foram dois acidentes em apenas um dia.