Frei Volney Berkenbrock lança nesta quarta-feira no ITF o livro
O estudo da história das religiões, seus ritos e práticas, sempre se fez presente na humanidade. Grandes discussões filosóficas e sociais tiveram como base as religiões e fundamentaram comportamentos ao longo dos séculos. O fascínio do tema acompanha o professor e pesquisador, frei Volney J. Berkenbrock que, depois de três anos mantendo a coluna dominical “O Mundo Religioso” na Tribuna de Petrópolis, lançará na próxima quarta-feira, às 19h, no Instituto Teológico Franciscano, o livro homônimo pela Editora Vozes. O lançamento contará com um bate papo com o autor no Instituto Teológico Franciscano e mediação do psicólogo Sandro Rodrigues.
“O livro é a continuidade de um processo que surgiu a partir da percepção da curiosidade de muitas pessoas sobre este tema”, explicou frei Volney. Para ele, um dos grandes problemas é que o ponto de partida para conversas sobre o tema, muitas vezes, é o da fé ou o do convencimento. “Entendo que estes pontos de partida não são os mais adequados para estas discussões. No meu ponto de vista, o ponto de partida básico para as discussões sobre o universo religioso deveria ser o conhecimento sobre ele”, comentou.
Ao longo das 176 páginas e 11 capítulos da obra, o escritor mostra aos leitores o mundo religioso e suas diversas vertentes, com objetivo de contribuir para que mais pessoas tomem conhecimento daquilo que o autor considera como um mundo fantástico: “as religiões, suas organizações e tradições representam um enorme reservatório de ideias, de compreensões, de busca de sentido que foram sendo acumulados por centenas, milhares de anos”, contou ele. Segundo o autor, em nenhum outro conjunto cultural da humanidade temos uma riqueza tão grande de conhecimentos e ideias acumulados quanto nas religiões.
Por isso, o texto não pretende defender nenhuma religião ou grupo religioso, mas, sim, apresentar este mundo tão vasto e rico que é o das religiões.“O meu desejo, como autor, é que o livro possa contribuir para ampliar o conhecimento, a cultura, a informação sobre o mundo religioso. Esta temática é tratada muitas vezes pelo viés do preconceito e de convicções pré-ajuizadas. Espero que o livro possa dar uma pequena contribuição para que o mundo religioso possa ser conhecido e visto como uma grande riqueza”, adianta o autor.
Volney é doutor em Teologia pela Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität, Bonn, Alemanha, pesquisador das religiões afro-brasileiras, professor do Departamento de Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), pesquisador do Programa de Pós-Graduação do mesmo departamento e membro do Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ). Ele é autor de diversos livros, capítulos de livros e artigos na área de Teologia e Ciência da Religião. O Instituto Teológico Franciscano fica localizado na Rua Coronel Veiga, número 550.