• As armadilhas das fake news

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2019 12:00

    Na atualidade, somos cada dia mais dependentes da internet e das informações rápidas. A comunicação evoluiu, se transformou, e há precauções que devem ser tomadas nesse novo tempo. A cada dia que passa, são novas informações publicadas nas mais variadas redes sociais em todo o mundo. Isto tem o seu lado positivo e seu lado negativo.

    Neste fluxo intenso de notícias, circulam àquelas informações que têm o objetivo de denegrir, menosprezar e descredibilizar as pessoas. Nestes tempos modernos, enquanto todos nós poderíamos estar aproveitando a tecnologia em prol de um desenvolvimento mútuo entre as pessoas, estamos vivendo em um período em que alguns, de forma imoral, tentam destruir reputações e vidas.

    A situação das fake news é uma questão que temos que ficar atentos. Eu sou vítima destes atos, sou bombardeada, todos os dias, com informações falsas criadas por pessoas que não têm escrúpulos. O objetivo é sempre o mesmo: Descredibilizar àqueles que trabalham.

    Estas pessoas, que criam estas informações inverídicas, acreditam que estão protegidas atrás de seus computadores, totalmente anônimas. Podem estar escondidas em edifícios do centro da cidade ou em um bairro afastado. Mas este é um falso escudo. Enganam-se! As próprias empresas proprietárias das redes sociais estão preparadas para localizar os infratores e auxiliar a justiça.

    Assim, acreditando na justiça, eu sigo de forma ética e límpida, sabendo que em um momento certo, àqueles que divulgam calúnias maldosas, irão ser descobertos e punidos. A última grande informação falsa divulgada sobre mim foram imagens alteradas que inseriram o meu nome em meio a uma investigação sobre corrupção. Um absurdo e um ato criminoso, uma ação irresponsável de alguém que acredita ser inatingível. Mas vamos ser claros, em pleno século XXI, ninguém está acima da lei.

    Enfim, a influência que as informações falsas têm em nossas vidas é algo colossal, imensurável. Eu ainda acredito que nós temos um papel importante neste processo. Um trabalho de formiguinha, ir devagar desconstruindo as notícias infames que são propagadas.

    Além disto, temos a responsabilidade de verificar cada notícia que recebemos antes de compartilhar. Este é um ato cidadão. Não podemos ser coniventes com o compartilhamento das informações falsas. Elas ferem a moral, elas destroem vidas. Não aceitarmos divulgar de forma irresponsável é algo que devemos ter em mente todo o tempo.

    Se você recebeu alguma notícia, olhe as fontes, faça uma análise antes de passar adiante. Este pequeno ato pode evitar inúmeros problemas. Porque as redes sociais geram um efeito dominó, onde derrubar uma peça pode destruir completamente o trabalho impecável de alguém. Vamos ser responsáveis!

    Principalmente em uma cidade com proporções populacionais menores, as informações falsas se amplificam com maior facilidade. Aqueles que são antiéticos, têm a noção deste efeito. Eles tentam se aproveitar de pessoas de bem! Não podemos nos deixar cair nestas armadilhas do ódio e desrespeito. Enfim, a mensagem que eu deixo é: Sempre verifique as fontes e saiba que um compartilhamento tem muito poder.

    Últimas