Ainda há vagas para as aulas de alemão na Casa da Educação Visconde de Mauá
A Prefeitura de Petrópolis está oferecendo cursos de alemão na Casa de Educação Visconde de Mauá a partir deste mês. As aulas são direcionadas para alunos da rede municipal de ensino com idade entre 7 e 17 anos. As inscrições podem ser feitas na secretaria da casa, localizada à Avenida Barão do Rio Branco, nº3, de segunda a sexta, de 9h às 18h. As aulas serão realizadas nas sextas-feiras: na parte da manhã das 9h às 9h45 e das 9h50 às 10h35 e na parte da tarde das 13h30 às 14h15 e das 14h20 às 15h05.
O prefeito salienta a importância de ofertar aulas gratuitas para os alunos da rede. “O inglês já é ofertado na Casa e os alunos adoram as aulas. Tenho certeza que com o alemão não será diferente. No mundo atual é imprescindível o conhecimento de outras línguas e culturas para se conquistar uma boa oportunidade no mercado de trabalho e por isso o poder público incentiva esse tipo de ação. Na Casa são ofertadas cursos e oficinas gratuitas que beneficiam mais de mil alunos”, explicou Bernardo Rossi.
A ação é resultado de uma parceria com Marcos Carneiro, integrante de um grupo que incentiva a cultura alemã. “O oferecimento de aulas de alemão na Casa da Educação é, para mim e para minha esposa, Elisabeth Graebner a realização de um sonho. Desde 2017 acompanhamos os projetos que ensinam alemão e são bem-sucedidos no Rio, sempre pensando que um dia isso iria acontecer na nossa cidade do coração. Em breve queremos que esse projeto alcance outras escolas municipais e quero ainda ouvir nas ruas pessoas conversando em alemão entre si e jovens conseguindo boas oportunidades de trabalho e intercâmbio na nossa pátria irmã. Como os alemães costumam dizer, a Alemanha é um país empreendedor e de oportunidades para quem quiser colaborar e tiver capacidade intelectual”, comenta Marcos Carneiro.
Neste primeiro momento estão sendo oferecidas 50 vagas, em quatro turmas. “A ideia é de que outras turmas sejam abertas, ao longo do ano, para privilegiar o maior número de alunos possível. Vamos acompanhar o desenvolvimento dos alunos e futuramente, queremos aumentar a oferta de vagas para alunos e ofertar turmas para servidores”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.
Para a inscrição é necessário levar declaração escolar e cópias da certidão de nascimento, comprovante de residência, RG e CPF do responsável.
“Estamos de braços abertos para receber esses alunos nas aulas de alemão. Já é comprovado que o ensino de novas línguas tem reflexo positivo na questão pedagógica dos alunos e vale salientar que as aulas serão desenvolvidas de maneira lúdica, com linguagem do cotidiano, realizando vivências nos diversos espaços da Casa não só nas salas de aula”, explica a diretora da Casa da Educação, Maria Fernanda Secco.
Casa da Educação é referência em cursos e oficinas gratuitas
As aulas de alemão serão mais um curso ofertado para os alunos da rede municipal. Na Casa já são atendidos estudantes nos cursos de: ballet (4 a 16 anos), desenho (8 a 17 anos), capoeira (4 a 12 anos), fotografia (5º ao 9º ano), inglês (5º ao 9º ano), judô (7 a 14 anos), musicalização infantil (4 a 5 anos), prática de conjunto (8 a 18 anos), teatro (6º ao 9º ano), violino (8 a 17 anos) e violão (8 a 17 anos).
Além desses, há cursos e oficinas que são realizadas através de parcerias e que aceitam alunos de outras redes são: Companhia Musical Maestro Guerra Peixe – violino (4 a 17 anos), Canto Coral (7 a 17 anos) e flauta (7 a 17 anos); Orquestra Jovem de Violões Raphael Rabello – violão (8 a 18 anos, desde que passem pelo teste de nível) e Coral dos Anjos – pessoas de todas as idades.