*Com informações da Agência Brasil
O Governo Federal decidiu adiar o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) em todo o país, que teriam as provas aplicadas neste domingo (5). O adiamento estava sendo avaliado, devido a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por fortes chuvas na região. As avaliações seriam aplicadas em 228 municípios brasileiros, incluindo Petrópolis.
Nesta quinta-feira (2) o governo chegou a confirmar a realização das provas em todo o país conforme o previsto. Em nota, afirmou que faria todos os esforços para garantir a participação dos candidatos do Rio Grande do Sul.
De acordo com o ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, 86 mil inscritos no Concurso são do Rio Grande do Sul. Ao todo, 10 cidades gaúchas irão ofertar as provas. Ainda segundo ele, dos 86 mil inscritos no estado, 21 mil estão fora de cidades onde vai acontecer a avaliação e 6 mil estão em municípios em situação de emergência ou sem acesso a cidades onde ocorrerá a prova.
O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.