• Bolsas da Europa operam majoritariamente em baixa, após balanços e PIB/CPI da zona do euro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/abr 07:20
    Por Estadão

    Por Sergio Caldas*

    São Paulo, 30/04/2024 – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa na manhã desta terça-feira, após o fechamento misto de ontem, enquanto investidores avaliam uma série de balanços corporativos da região e dados de crescimento e inflação da zona do euro.

    Por volta das 7h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,35%, a 506,59 pontos.

    Da temporada de balanços da Europa, destaque para os gigantes bancários Santander e HSBC. O banco espanhol, que tem forte presença no Brasil, ampliou lucro no primeiro trimestre, mas ficou aquém do esperado e sua ação caía 3% em Madri, no horário acima. Já o britânico HSBC, cujas operações têm foco na Ásia, lucrou menos, mas superou as expectativas, o que fazia sua ação saltar mais de 3,5% em Londres.

    No setor automotivo, a alemã Volkswagen teve queda no lucro após impostos e a Stellantis decepcionou em receitas. As ações das montadoras registravam perdas respectivas de 1,8% e 2,7% em Frankfurt e Milão.

    No âmbito macroeconômico, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro ficou inalterada em abril ante março, em 2,4%, enquanto seu núcleo desacelerou para 2,7% neste mês, teoricamente abrindo o caminho para o Banco Central Europeu (BCE) anunciar seu primeiro corte de juros, na reunião de política monetária de junho.

    Já o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,3% no primeiro trimestre de 2024, mais do que se previa, recuperando-se da contração de 0,1% do trimestre anterior. Na Alemanha, assim como na Itália e na Espanha, os números do PIB vieram acima das projeções.

    Às 7h15 (de Brasília), a Bolsa de Paris caía 0,17% e a de Frankfurt recuava 0,38%, enquanto a de Londres subia 0,46%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,34%, 1,31% e 0,24% respectivamente.

    Contato: sergio.caldas@estadao.com

    *Com informações da Dow Jones Newswires

    Últimas