• Briga pelo ‘Nosso Bairro’ nos bastidores da política

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/abr 04:29

    O programa é da prefeitura, que faz aquele pacote bacana, principalmente em ano eleitoral: asfalto, lixeira, iluminação pública, uma limpeza, capina, aquela guaribada. Já passou por vários locais e vai ser acelerado até outubro. A briga que rola é nos bastidores. O pai do ‘Nosso Bairro’ é, claro, o prefeito Bomtempo, mas cada localidade tem um padrinho, no caso um vereador. O problema é quando tem vários padrinhos para a mesma localidade. Rola até DNA no Ratinho. Pessoal está disputando território, também demarcado pelos ex-secretários, hoje fora do governo, para concorrerem a vereador. E os que ocupam cargos no executivo ficam em desvantagem porque não podem (pelo menos não poderiam) fazer exposição de suas figuras nestes feitos. Já os vereadores podem ir… fiscalizar!

    A gente não vai escapar

    Logo após o Dia do Trabalhador – quando aumento de tarifa é evitado porque dá um ruim ainda pior do que o normal em qualquer anúncio de majoração – a gestão Bomtempo começa a estudar o reajuste da passagem dos ônibus. Mesmo sem licitação das linhas da Cascatinha e com sistema precário nesta empresa e na Petro Ita, vai rolar.

    Contagem

    E Petrópolis está há 355 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Essa, não!

    Interditada em agosto de 2022 porque tinha risco de cair, aquela ponte de madeira que faz o acesso da União e Industria com a BR-040 na altura do Castelo de Itaipava foi reformada em dezembro  daquele ano mesmo ao custo de R$ 111 mil. E já tá cheia de remendos e precisando de reforma. Mas que madeira é essa usada na obra que deu cupim e estragou? Pior o remendo com tábuas soltas.

    O remendinho até que ficou simpático, com umas tábuas novas, mas é seguro? Fica no acesso da União Indústria à BR-040, ali no Castelo de Itaipava.

    E o cafezinho?

    Foi aprovada pela Alerj indicação para que o governo do Estado estenda a todas as cidades o programa Café do Trabalhador, instalado perto de terminais urbanos de ônibus onde com R$ 0,50 a pessoa toma café com pão e manteiga e recebe uma fruta. Aí lembramos que em outubro foi prometida uma unidade para Petrópolis. Em janeiro se falou que era no Ciep de Corrêas. E inaugurou, gente?

    Vai vendo

    A cidade acompanha com apreensão a novela mexicana da licitação das linhas operada pela Cascatinha. E a Tribuna ainda mostrou aqui mais de 10 licitações em que a prefeitura está se encalacrando nos editais. E cumpre aqui lembrar mais um setor de serviço público que vai pelo mesmo caminho: coleta de lixo. Os emergenciais vencem em julho. Se não iniciar processo licitatório de imediato…

    Sem números

    Até hoje a prefeitura não divulgou o resultado das câmeras de monitoramento que passaram também a multar irregularidade nos trânsito.  Tem um ano que a prefeitura instalou as placas indicativas sobre a punição aos infratores flagrados. Quantas multas foram aplicadas? Onde são as maiores ocorrências? O trânsito melhorou depois disso? Cadê os vereadores para fiscalizar essa ação?

    Risco

    A gente a-ma os pets. Mas, tem que dar uma olhada na circulação de cães de grande porte, soltos, correndo ou caminhando ao lado dos donos, sem guia ali na Rua de Lazer da Barão aos  domingos.

    O cirurgião-dentista Paulo Renato Vaz foi o palestrante do programa Wise Study da Associação Brasileira de Odontologia, Regional Petrópolis. No registro, com o público presente e os dentistas Mauro Fróes, presidente da ABO Petrópolis; Tatiana Brunelli, coordenadora da clínica da associação, e Gustavo Holderbaum, delegado do Conselho Regional de Odontologia em Petrópolis.

    Atualização

    O SindTurismo Petrópolis e o SindRio estão oferecendo transporte e ingressos gratuitos para empresários associados do setor bares e restaurantes de Petrópolis participarem da quarta edição do SindNews, dia 14, no EXC, no Rio, das 9h às 19h30. Para garantir a vaga e os ingressos, os interessados devem entrar em contato com o SindTurismo Petrópolis pelo WhatsApp (24) 99235-0351. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas