Petropolitanos precisam ficar atentos com os golpes na internet. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta quinta-feira (25), os registros de estelionato voltaram a crescer nas delegacias da cidade no primeiro trimestre, com 635 casos em 2024, contra 483 no mesmo período de 2023.
A advogada Carolina Lima lembra a importância da vítima de golpes procurar a delegacia para registrar o boletim de ocorrência. Com algumas exceções, as investigações em relação ao estelionato só começam quando a vítima manifesta o interesse.
“A pessoa tem que fazer essa representação, se não, nada vai acontecer. A vítima vai na Delegacia e leva todas as provas que tem consigo, e testemunhas, se tiver”, explicou, lembrando que os registros de ocorrência também podem ser feitos online.
Uma das vítimas dos criminosos foi a contadora Carla Rittmeyer. Os bandidos invadiram sua conta no Instagram e, se passando por ela, começaram a vender diversos produtos, que diziam ser para ajudar uma amiga que estava de mudança. Até o momento, já se sabe que os criminosos conseguiram mais de R$ 6 mil com o golpe.
“Tentei bloquear a conta e não consegui, porque hackearam meu e-mail e telefone. Não consegui entrar nem para tirar minha foto”, contou. “Eles continuam usando a minha foto e é isso que tem me deixado muito preocupada”.
Em casos como esse, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta que o consumidor sempre confirme a identidade da pessoa e se, de fato, ela está realizando o anúncio. Além disso, não deve transferir valores antecipados ou sem que o usuário tenha confirmado a legitimidade da venda. Os golpistas costumam apelar para alguma urgência e pedem transferência via Pix para contas de terceiros.
Caso já tenha caído no golpe, a advogada orienta que o cliente entre em contato com o banco. Segundo a Febraban, quanto mais rápida a comunicação, maior a chance de recuperação do valor pago. “No caso do estelionato, você entra em contato com o banco e relata que sofreu o golpe e eles entram com um procedimento que é o mecanismo especial de devolução, que faz o bloqueio cautelar do pix”, explicou.
“Eu recomendo que se faça as compras na internet pelo cartão de crédito. Em casos de golpe, é muito mais fácil obter o dinheiro de volta”, orientou a advogada.
A Polícia Civil e o Instagram não responderam aos contatos da reportagem. A Febraban destacou que a federação e seus bancos investem constantemente de maneira massiva em campanhas e ações de conscientização. Um dos exemplos é um site onde há informações dos golpes em alta e dicas de segurança (acesse aqui).
Segundo a Febraban, os bancos investem cerca de R$ 3,5 bilhões por ano em sistemas de tecnologia voltados para segurança e reforça que os aplicativos bancários são seguros. Também atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos virtuais. A Federação também é parceira do Ministério da Justiça no Programa Celular Seguro.
O crime de estelionato pode ter pena de um a cinco anos de reclusão, mais multa.
10 dicas de segurança contra golpes na internet (Fonte: Febraban)
1. Cuidado com as suas senhas: Não compartilhe sua senha com amigos e parentes ou encaminhe senhas por aplicativos de mensagens, e-mails ou SMS. Nunca utilize dados pessoais como senha (ex. data de aniversário, placa de carro, etc.), nem números repetidos ou sequenciais (ex. 111111 ou 123456), nem anote senhas em papel, no celular ou no computador;
2. Cuidados com seu cartão: Nunca entregue seu cartão a ninguém. Os bancos não pedem os cartões de volta, mesmo se houver a possibilidade de fraude ou defeito. Eles também não mandam um portador buscar seu cartão;
3. Confira seu cartão após uma compra: Ao terminar de realizar uma compra na maquininha, verifique o nome no cartão para ter certeza de que realmente é o seu. Sempre confira o valor na maquininha antes de digitar a sua senha. E proteja o código de segurança;
4. Ative duplo fator de autenticação: Sempre ative a função de segurança “duplo fator de autenticação” em suas contas na internet que oferecem essa opção: e-mail, redes sociais, aplicativos, sistemas operacionais, etc;
5. Atenção com ligações: Se receber contato em nome do banco solicitando para ligar para sua Central de Atendimento, ligue a partir de outro aparelho, assim evita que o golpista “prenda” a sua linha telefônica e nunca informe suas senhas;
6. Nunca clique em links desconhecidos: Sempre confira a origem das mensagens ao receber promoções e e-mails que se dizem do banco. Nunca clique em links de promoções muito vantajosas ou que peçam sincronização, atualização, manutenção de token, app ou cadastro. O banco nunca envia e-mails informando que sua conta foi invadida e pede para enviar os seus dados;
7. Cuidado em compras online: Dê preferência a sites conhecidos e confira sempre se o endereço do site é o verdadeiro. Para garantir, não clique em links, digite o endereço no navegador. Sempre use o cartão virtual para realizar compras na internet;
8. Cuidado nas operações bancárias: Sempre confira o nome do recebedor ao pagar um boleto, realizar transferências ou Pix;
9. Não fotografe ou filme a tela do caixa eletrônico ao usá-lo: Nunca envie fotos, vídeos ou capturas de tela pelo celular. Se precisar de auxílio no caixa eletrônico, peça ajuda a um funcionário do banco devidamente identificado;
10. Cuidado com o que compartilha nas redes sociais: Um simples post pode dar muitas informações sobre você para golpistas. O que você compartilha pode ajudar bandidos a conhecer seu perfil e comportamento.