Licitação das linhas da Cascatinha sofre três pedidos de impugnação
Todo mundo animado hoje com a licitação das linhas operadas pela Cascatinha. O certame acontece às 10h na Secretaria de Administração. Ganha a empresa que oferecer as melhores condições de operação das 28 linhas de ônibus que atendem quase 40 mil moradores das regiões do Retiro, Carangola, Roseiral e Estrada da Saudade e ainda oferecer o maior valor de outorga considerando o mínimo de R$ 4 milhões pedido pela prefeitura. Mas, foram três os pedidos de impugnação do edital. Dois deles reclamam questões administrativas como o fato da licitação ser presencial e prazos entre convocação e realização do certame. Porém, um terceiro aponta que a Cascatinha tem contrato em vigor até agosto de 2025 e, por isso, não poderia haver licitação.
Tentativa
A licitação é publica, mas os pedidos de impugnação são mantidos em sigilo, como determina a lei. Mas, pela reclamação dá para ‘notar’ que o reclamante é a própria Cascatinha, afinal, quem iria questionar que a empresa ainda tem meses de permissão? Aliás, é bom frisar que é permissão e não concessão. E permissão é um contrato frágil de prestação de serviços. Nem tem como questionar se ele ‘acaba’ antes do previsto. Mas, foi uma boa tentativa.
Sem chance
A própria Cascatinha – em recuperação judicial – não pode participar da licitação. A empresa é impedida por falta de regularidade fiscal.
Serão
Que mancada a nossa! A Corrida do Trabalhador, dia 1° de Maio, organizada pela prefeitura, que a gente falou que seria pela primeira vez à noite já é noturna pelo segundo ano. Então, já são dois anos do trabalhador fazendo serão!
Contagem
E Petrópolis está há 350 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Mulheres
Nas últimas eleições, mais de 14 mil candidatas a vereadora não tiveram um único voto no país. E assim ficou fácil de caracterizar a chamada ‘candidatura laranja’, quando o partido finge que cumpre a cota. Desde 1997, a legislação obriga os partidos a reservar no mínimo 30% das candidaturas para mulheres nas eleições para a Câmara dos Deputados, assembleias legislativas e câmaras de vereadores. Esse ano vai ter punição à candidata que, por exemplo, tiver votação zerada ou pífia, apresentar prestação de contas idêntica a outra ou que não promover atos de campanha em benefício próprio. As candidaturas tem de ser verdadeiras e a gente lembra que distribuição de recursos partidários para material também. É bom as candidatas ficarem de olho.
Essa, não!
E a prefeitura começou a fazer calçadas em Araras. Tudo pra dar certo e era uma reivindicação antiga dos moradores. Mas há denúncias de que comerciantes e condomínios estão invadindo esses passeios.
53 anos
O Elos Club de Petrópolis que está completando 53 anos e comemora a data sábado no Briza Bar, na Rua 7 de abril, a partir das 15h, com homenagem às sócias veteranas e um debate sobre a ‘Ancestralidade do Feminino”.
Orquestra de Latofones
O Afro Serra está apoiando a ação do músico Joaquim de Paula que está realizando a Orquestra de Latofones, uma oficina-espetáculo com vozes e 20 instrumentos musicais alternativos, construídos com material reaproveitado. Ainda dá tempo de se inscrever nas oficinas dessa sexta, que acontecem de manhã e à tarde na sede do Afro Serra pelo telefone WhatsApp (21) 98202-0590. A atividade é gratuita.
É vapt-vupt!
Em ano eleitoral quer se esconder de algum vereador vá à Câmara. Não se encontra ninguém lá. Uma das reuniões recentes deles começou às 15h15 e terminou às 16h17. Capaz deles nem estarem mais lanchando lá. Devem estar levando o lanche na merendeira.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br