• Colégio Santa Isabel, 160 anos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/abr 08:00
    Por Fernando Costa

    Desde criança aprendi a amar o Colégio Santa Isabel. Minha professora primária e tia, Sebastiana do Carmo e Souza, enfatizava aos seus alunos seu tempo de interna nos anos 40 a 50.

    Levou para as aulas a experiência de ensino, educação e o gosto pelas artes e religiosidade. Hoje minha professora estaria a completar 101 anos (faleceu aos 98 anos) e guardava a saudade e gratidão em seu coração.

    Desde 1970, participo da Sagrada Liturgia na Capela do Colégio. O silêncio e a beleza do templo é um permanente convite à reclusão, reflexão e orações. Desde o ventre de minha mãe fui consagrado a Nossa Senhora e fui batizado em 27 de novembro de 1949, aos 4 meses de vida, justamente no dia de Nossa Senhora das Graças.

    No decorrer dos anos solidificou-se a amizade junto às Irmãs do amado colégio. Nas tertúlias literárias convivi com a Irmã Sylvia de Senna. Vi nascer no C.S.I. o Coral, hoje Meninas Cantoras de Petrópolis, sob direção do maestro Marco Aurélio Xavier. Minha família frequenta a Capela. Duas de minhas irmãs nela se casaram, realizaram cerimônias de bodas de prata, ouro, quinze anos, missas votivas e in memoriam. Mamãe, até a véspera de seu dormício, recebeu das mãos do Monsenhor Paulo Daher a Sagrada Eucaristia e em outros momentos, o Pão Divino era levado pelas mãos da Ministra Senhora Cléa até nossa casa.

    Ao ser convidado pela anterior diretora, Irmã Ruth da Silva, a falar sobre poesia e história a uma centena de crianças, que junto de suas professoras me ouviram atentas e generosas, me senti sumamente gratificado. O anuário do Colégio Santa Isabel, em 2008, traz em sua capa uma foto de minha autoria, senti-me honrado e feliz por tão significativa deferência e homenagem. O Colégio Santa Isabel foi fundado em 1864 e está a completar 160 anos de existência! No início, o trabalho era realizado com as crianças pobres, alunas em regime de internato.

    A situação foi se tornando difícil. Sensibilizada, a Condessa do Rio Novo, proprietária do prédio, o cedeu às Irmãs por cinco anos. As Irmãs conseguiram a quantia necessária para comprá-Io. Nesse tempo já acolhiam moças mensalistas, o que ajudava, mas, não o bastante. Com a ajuda também do povo, o colégio foi crescendo até se tornar o que é hoje.

    A escola faz parte da Província das filhas da Caridade do Rio de Janeiro e abriga cerca de 760 alunos do maternal ao ensino médio, e conquistou o grau excelência na qualidade de ensino. É tradicional a coroação de Nossa Senhora.

    Fui surpreendido pela querida irmã Terezinha com o convite de coroar Nossa Senhora, emoção essa renovada ao ensejo do convite formulado pela Irmã Faride. Foram raros momentos em minha vida de Congregado Mariano.

    Quão abençoadas as Irmãs que um dia subiram a Serra da Estrela para um descanso e aqui foi-lhes confiada a missão da obra da Catequese. Neste abraço incluo todo o staff da instituição.

    Iguais encômios ao Monsenhor Paulo Daher, que exerceu as funções de Vigário Geral da Diocese e Pároco da Capela, pela orientação Religiosa e Espiritual. Hoje, do céu nos acena. A partir do falecimento do Monsenhor Daher temos recebido o carinho e presenças amigas e queridas dos Sacerdotes Padres Nerel, Carlinhos, Rogério e Celestino, maravilhosas criaturas, sábios, virtuosos e queridos. Eles nos apontam o caminho do céu.

    Por ocasião das celebrações do 150º aniversário de fundação do Colégio Santa Isabel, as Irmãs Ângela Sampaio – 88 anos de idade e 67 de vida Consagrada, petropolitana estudou no Colégio Santa Isabel e descobriu sua vocação junto às Irmãs; Luíza Rettondini era a vice-diretora; Therezinha Menks – foi professora do colégio e nesse período era a responsável pela Catequese e toda a dinamização da Capela; Dorilda Rizzi exercia as funções de tesoureira; Selma dos Santos – Diretora; Sandilene – Pastoral Escolar e ajudava na Catequese; Keila – área da saúde dos alunos e Pastoral Escolar. Atualmente, ou seja, no ano das comemorações do 160º aniversário do Colégio, a Irmandade Vicentina em Petrópolis, notadamente o Colégio Santa Isabel tem à frente de sua Comunidade a Reverendíssima Irmã Cecília e, também, as Irmãs Dorilda, Jeny e Ana.

    Sob as bênçãos do Cristo ressuscitado e de Maria Santíssima, congratulamo-nos com as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo pela meritória obra cultural e evangelizadora, mantendo a tradição de Imperial Cidade de Petrópolis que ostenta em seu brasão as inscrições “Altiora Semper Petens.” Parabéns!

    Últimas