• Ciclistas cobram reparos em buracos na ciclofaixa da Barão do Rio Branco

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/04/2019 10:49

    Um circuito de obstáculos. Assim é realidade de quem utiliza as ciclofaixas da Barão do Rio Branco. O local se tornou alvo de reclamações após o surgimento de vários buracos, representando risco para os ciclistas que precisam desviar das irregularidades na pista.

    “Passei algum tempo sem utilizar a ciclofaixa e, agora, fiquei pasmo com o grande número de buracos e, principalmente, com a profundidade dos mesmos”, disse o ciclista Carlos Gustavo Kersten, morador do Siméria.

    Dos dois lados da Barão é possível ver incontáveis buracos, desnível na pista e bueiros sem grades. “É muito perigoso. Precisamos desviar dos buracos indo para a pista, e quando tem o trânsito,precisamos passar pelo buraco e torcer para não cair”, relatou Marcos Werneck, que utiliza a ciclofaixa da Barão pelo menos duas vezes na semana e cita as dificuldades em pedalar também em trechos onde há escapamento com desnível, fazendo com que as bicicletas andem próximas à pista de rolagem.

    Demarcadas em 2014, as ciclofaixas delimitam o espaço que pode ser utilizado pelos ciclistas. Elas foram criadas com o objetivo de estimular a prática de exercícios físicos e o uso de transporte alternativo. Para os ciclistas, no entanto, a presença da ciclofaixa exclusivamente na Avenida Barão do Rio Branco não é suficiente. 

    Marcos Werneck é morador do São Sebastião e relata a necessidade das ciclofaixas em outras ruas da cidade, como a Coronel Veiga, onde os ciclistas precisam utilizar a pista de rolamento para se locomover, “Eu vejo muitos ciclistas voltando do trabalho, com grande risco de acidentes”, disse ele.

    “O ordenamento do tráfego, por meio de ciclofaixas, de ciclorrotas e bicicletários, seria uma grande contribuição para a cidade, mas precisa haver mobilização da população e das autoridades”, disse Kersten que sonha com o dia em que a cidade se tornará uma referencia na utilização de transportes alternativos.

    Em nota a Prefeitura informou que a Secretaria de Obras vai verificar as situações relatadas sobre a Avenida Barão do Rio e providenciar reparos necessários. A Prefeitura disse ainda que o PlanMob prevê ciclorrotas em ruas do Centro. A CPTrans, no entanto, vai avaliar a implantação em outros locais.



    Últimas