• Osterbaum – Árvore da Páscoa

  • 20/04/2019 12:00

    Este ano, no templo da nossa Comunidade Luterana, na Semana Santa, haverá uma novidade no altar: a Osterbai – a Árvore da Páscoa. A iniciativa foi do grupo de senhoras da OASE, que pintaram cascas de ovos para a árvore. 

    A Árvore da Páscoa é um dos vários símbolos da Páscoa na Alemanha. Esta tradição foi trazida também para o Brasil pelos imigrantes alemães, mas foi por nós aqui em Petrópolis esquecida por muitos anos. 

    A Árvore de Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da vida, significando a Ressureição do Senhor. 

    Colocamos ovos porque o ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali esta vida brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura do ovo acontece. Dentro do ovo está a vida nova que surge para a luz do sol. A Páscoa é Vida, Ressureição, Esperança e Alegria, apesar da sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. "Eu vivo, vós também vivereis", é a sua mensagem gloriosa. A Osterbaum é um símbolo que nos lembra a morte e ressureição de Jesus. 

    Gostaríamos de incentivar as famílias cristãs a também adotarem este bonito costume em seus lares, assim como já fazem com a árvore de Natal (Weihnachtsbaum). O processo é simples:

    – semanas antes da Páscoa, reservar casca de ovos que devem ter apenas um furo pequeno, pelo qual se retirou o ovo. lave-as e deixe-as secar de cabeça (furo) para baixo.

    – pinte as cascas com tinta plástica ou tinta de papel crepom. Você também pode desenhar e pintar símbolos religiosos alusivos à Paixão de Cristo. Você também pode envernizar os ovos depois de pintados.

    – recorte fitas e também pequenos círculos de papel branco. Com o papel, tampe o furo, colocando por cima do buraco do ovo. Com as fitas, e faça alças que também serão colocadas na parte superior dos ovos. 

    – na Sexta-feira santa coloque em um vaso um galho totalmente seco, sem nenhuma folha, deixando-o exposto em local visível na casa e, finalmente, no Domingo de Páscoa, ao levantar, ornamente-o pendurando os ovos.

    – a árvore de Páscoa (Osterbaum) pode ser retirada a partir do segundo Domingo após a Páscoa.

    "Porque Cristo morreu e tornou a viver para ser Senhor tanto dos mortos como dos vivos". (Romanos 14.9.)

    Texto de Márcio S.da Costa/Site Luteranos/03-2003.

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 242242-1703.



    Últimas