• Espaço Shiva promove encontro gratuito de Introdução à Meditação neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    Neste domingo (14), das 14h às 17h, o Espaço Shiva abrirá suas portas para um encontro de Introdução à Meditação. A iniciativa, aberta ao público, nasceu da ideia de proporcionar um espaço de reflexão sobre a prática da meditação em um contexto mais profundo, ancorado em valores éticos e filosóficos.

    “Estamos acostumados a responder aos nossos impulsos sem perceber. Nosso cotidiano, repleto de estímulos externos, está sempre nos convidando a buscar fora maneiras de preencher nossas angústias e desejos. Como podemos gerar autonomia sobre isso? Nesse encontro, veremos como a meditação pode ajudar a sermos mais livres diante de nossas emoções aflitivas, abrindo espaço para a compaixão e harmonia inatas dentro de nós se manifestarem”, explica Daniel Leoncini, psicólogo, tutor da rede dos Centros de Estudos Budistas Bodisatva e facilitador do encontro.

    Foto: Maria Hennies

    Durante o evento, serão abordados diversos tópicos, desde a natureza da meditação budista até sua aplicação prática no cotidiano. “A meditação na tradição budista é uma forma de nos familiarizarmos com aquilo que já somos, com a nossa mente, as nossas emoções e as circunstâncias da vida cotidiana. Daniel por ser psicólogo vai trazer um pouco de como nós podemos observar as nossas reações e impulsos emocionais e também aprender a conduzi-los melhor, utilizando a prática de meditação para isso”, explica Lucas Machado, historiador e estudioso do Budismo Tibetano Vajrayana.

    Um dos principais objetivos do encontro é explorar como a meditação pode ser uma ferramenta diante dos desafios e da multiplicidade de desejos da vida moderna. “Somos bombardeados o tempo todo por informações e, por isso, precisamos filtrá-las. Há uma epidemia de ansiedade, por assim dizer, e de uma certa solidão hoje em dia. A meditação ajuda a nos conectarmos com a nossa essência. Além disso, é importante fazermos coisas no cotidiano que não estejam ligadas ao aspecto tecnológico, focando no momento presente. A meditação é uma dessas ferramentas sem nenhum tipo de distração. Essa ansiedade e esses desejos múltiplos estão ligados a hábitos que criamos para nos mantermos distraídos”, ressalta Lucas.

    Leia também: Contrariando a era do ruído: petropolitano, facilitador de estudos budistas, fala sobre o silêncio e a prática de meditação

    O Curso de Introdução à Meditação é uma parceria entre o Espaço Shiva e o Centro de Estudos Budistas Bodisatva, instituições que há décadas promovem o diálogo entre espiritualidade e diversas áreas do conhecimento.

    O evento será realizado neste domingo, das 14h às 17h, na sede do Espaço Shiva, localizada na Rua Treze de Maio, nº 259, no Centro de Petrópolis. A entrada é gratuita, e os participantes terão a oportunidade de contribuir voluntariamente.

    Últimas