• PP e PL ficam com as maiores bancadas da Câmara de Vereadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/abr 17:53
    Por Wellington Daniel

    Após o fim da janela partidária, na última semana, os partidos Liberal (PL) e Progressistas (PP) conseguiram as maiores bancadas na atual composição da Câmara de Vereadores, com três cadeiras cada. Dos 15 vereadores que exercem mandato atualmente, 10 aproveitaram o período para mudar a filiação (veja a tabela completa no fim da matéria).

    A janela partidária é o período em que a Justiça Eleitoral permite que os vereadores mudem de partido sem prejuízo do mandato. O período foi iniciado em março e, durante os trinta dias em que esteve em vigor, movimentou a política municipal, com diversas articulações, tendo em vista as Eleições Municipais, que serão realizadas em outubro.

    O partido que mais ganhou com as mudanças foi o PP. Até então, o partido não tinha representação na Câmara Municipal. Agora, recebeu a filiação de Hingo Hammes (eleito pelo DEM, que se fundiu com o PSL e formou o União), Gilda Beatriz (ex-PSD) e Domingos Protetor (ex-Podemos).

    O PL foi de duas para três cadeiras, mas com mudanças. Fred Procópio deixou a sigla e migrou para o MDB. Octávio Sampaio, que tinha sido eleito pelo PSL, saiu do União Brasil com destino ao PL antes mesmo da janela partidária, uma possibilidade aberta graças à fusão do antigo partido.

    Marcelo Lessa, eleito pelo Solidariedade (à época, o partido do vice-prefeito Paulo Mustrangi), também escolheu o PL nesta janela. Já Marcelo Chitão conversava com outras siglas, mas os diálogos não avançaram e o vereador permaneceu no PL.

    O PSB também conseguiu uma cadeira a mais. Gil Magno, líder do governo, saiu do Democracia Cristã (DC) e migrou para a sigla. Ronaldo Ramos permaneceu no partido.

    O DC, inclusive, foi o partido com a maior perda de representação na Câmara: antes com dois vereadores, agora não possui nenhum. Além de Gil Magno, Júnior Paixão também deixou a sigla e rumou em direção ao PSDB.

    As mudanças continuam com Mauro Peralta, que saiu do PRTB para o PMN e Dudu, do MDB para o União.

    Além de Ronaldo Ramos e Chitão, permaneceram em seus partidos: Eduardo do Blog (Republicanos), Júlia Casamasso (Psol) e Júnior Coruja (PSD).

    Mudanças no governo

    Também terminou no fim de semana o prazo de desincompatibilização dos secretários municipais que queiram concorrer nas próximas eleições. Com isso, também houve alterações no governo. Até o momento, já foram anunciados novos nomes para as secretarias de Educação, Assistência Social, SSSOP, além da Comdep.

    Também é esperada mudança na CPTrans. O nome do novo titular, no entanto, ainda não foi anunciado.

    O último Diário Oficial disponível, do dia 5 de abril, também não trouxe as exonerações.

    VereadorAntigo partidoPartido atual
    Domingos ProtetorPODEPP
    Dr. Mauro PeraltaPRTBPMN
    DuduMDBUnião
    Eduardo do BlogRepublicanosRepublicanos
    Fred ProcópioPLMDB
    Gil MagnoDCPSB
    Gilda BeatrizPSDPP
    Hingo HammesUniãoPP
    Júlia CasamassoPSOLPSOL
    Júnior CorujaPSDPSD
    Júnior PaixãoDCPSDB
    Marcelo ChitãoPLPL
    Marcelo LessaSDPL
    Octávio SampaioUNIÃOPL
    Ronaldo RamosPSBPSB
    Dois terços dos vereadores mudaram de partido com a janela partidária

    Últimas