• Big Brother do Lixo: prefeitura não divulga quantidade de multados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/abr 04:08

    O Big Brother do Lixo começou em fevereiro com 30 câmeras instaladas em pontos críticos de despejo de entulho nas ruas, um projeto da prefeitura que começou a ser executado pela Comdep. O governo municipal depois prometeu uma licitação para 1° de abril para a instalação de mais 100 câmeras, mas ela foi remarcada para o dia 24. Um dos detalhes desse projeto de monitoramento é que parte das câmeras – seriam pelo menos 30 delas – identificam as placas de carros, como os equipamentos usados pelas forças de segurança. E aí fica fácil de identificar e punir quem joga entulho nas ruas. Mas, até hoje a prefeitura não divulgou a quantidade de multas aplicadas pelas câmeras já em funcionamento desde fevereiro. Isso faz a ação perder a força. Aos poucos, os locais de despejo de entulho ‘tradicionais’ e que estavam ficando limpinhos, sem um papel de bala no chão, vêm sofrendo com o descarte de um saquinho de entulho aqui e ali, com o pessoal perdendo o medo de ser flagrado. A prefeitura precisa mostrar como está punindo os porcalhões para o projeto dar certo.

    Mais mulheres no governo

    Com a saída de Adriana de Paula (Educação), Thiago Damaceno (CPTrans), Fernando Araújo (Assistência Social), Leo França (Comdep) e Ramon Mello (Segurança e Ordem Pública), que serão candidatos a vereador, base de apoio à reeleição de Rubens Bomtempo, entram em campo mais mulheres como Valesca Gonçalves, na Assistência Social e Cecília Pinheiro na Educação.

    Na Comdep…

    Nas empresas de economia mista, ainda é preciso passar pela assembleia dos conselhos administrativos. Na Comdep, o nome a ser confirmado é de Érica Lelis, concursada, que ingressou na companhia como auxiliar de serviços gerais.

    … e na CPTrans

    Já na CPTrans deu treta: o Conselho de administração convocado, todos presentes com a finalidade de destituição do atual presidente e eleição do seu sucessor, o diretor Elias Montes. Porém, ele não concordou com os termos, apresentados em uma reuniãozinha em separado com Damaceno. A proposta era: em caso de Damaceno não ser eleito, voltaria para a presidência. E mesmo que fosse eleito, ficaria nos bastidores apitando na companhia. Montes refugou e a assembleia foi suspensa.

    Falta um

    Falta definir ainda o secretário do ‘acabou a bagunça’. Ou seja, o que vai ficar no lugar de Ramon Tik Tok Melo, na secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública.  Porque a bagunça continua.

    Em entrevista à Casa e Campo, publicação da Tribuna, Ziraldo, um ícone das artes no país que deixa um legado incalculável, deu a justa importância da cidade na cultura. E não reverberou entre os que tinham o poder de decisão fazer a fala ser concretizada.

    Mudança no placar

    Como a gente falou aqui tava dando no time de Hammes os vereadores Domingos Protetor, Gilda, Dudu e Fred. Mas, Peralta entrou também, via PMN. E agora Leandro Azevedo ficou com Lessa, Blog e Octávio. Na equipe de Bomtempo ficam Chitão, Coruja, Gil Magno, Junior Paixão e Ronaldo Ramos. Julia Casamasso vai de Yuri Moura. 

    Faixas

    E seguimos na saga das faixas de pedestre que estão mal localizadas ou mal pintadas, reclamações dos leitores que estão chegando à coluna depois da ‘passarela pet’ na Paulo Barbosa. A faixa em frente à Farmácia Pacheco, na Paulino Afonso, é um exemplo dos dois casos.

    Corrida Corujão

    A Prefeitura anunciou que abre dia 25 as inscrições para mais uma edição da Corrida do Trabalhador, uma tradição do 1° de Maio na cidade desde 2013. Porém, este ano, a corrida, que tem percurso pelas ruas do Centro Histórico, vai ser, pela primeira vez, noturna. Seria uma homenagem ao presidente da Câmara, Junior Coruja?

    Céu de outono como esse só mesmo aqui na cidade. Foto de Carlos Raul Pimenta.

    Contagem

    E Petrópolis está há 335 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Fora da pauta

    Um leitor da coluna lembrou bem: nos últimos temporais não faltaram árvores tombadas. Uma delas, centenária, imensa, na Rua Bingen. E que se encontra dentro do rio até hoje.  E a Secretaria municipal de Meio Ambiente nem tchum. Não faz uma ação, nem comenta nada sobre os demais exemplares e como estão sendo cuidados.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas