Petrópolis teve, nos dois primeiros meses do ano, uma redução de 30,8% nos casos de lesão corporal culposa no trânsito, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ). Entre janeiro e fevereiro do ano passado, a cidade registrou 104 casos. Já neste ano, o número caiu para 72.
Até o momento, janeiro foi o mês onde mais casos foram registrados, com 42. Já o mês de fevereiro teve 30 registros, uma redução de um caso, em comparação ao mesmo período do ano passado. A média mensal no município fica em 36.
Vale ressaltar que o crime de lesão corporal culposa no trânsito é uma infração que ocorre quando alguém, sem intenção, causa lesões corporais em outra pessoa por negligência, imprudência ou inexperiência no contexto do tráfego de veículos.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), praticar lesão corporal culposa no trânsito pode ocasionar em pena de seis meses a dois anos de prisão, além da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou habilitação para dirigir veículo automotor.
Números no estado
Já o estado do Rio de Janeiro teve um aumento de 22,6% nos casos, em comparação ao ano passado, onde foram 3.294 registros. Neste ano, o número passou para 4.038, com o mês de fevereiro tendo 2.047 registros.