• Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava recebe exposição gratuita “Imago”, de Claudia Schloemann

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava abre suas portas para receber mais uma de suas exposições durante o mês de abril. Até o dia 28, os visitantes terão a oportunidade de contemplar alguns dos trabalhos de Claudia Schloemann. Entre as obras, destaca-se o trabalho que dá nome à exposição, “Imago”, representando o momento em que o inseto sai do casulo e está pronto para voar. Uma peça que carrega significado artístico, mas também uma profunda simbologia sobre transformação e renascimento.

    A história da carioca com Petrópolis remonta às suas raízes familiares, onde o sítio de sua avó em Araras não apenas serviu como lar, mas também como berço de sua paixão pela natureza e pela arte. “Minha avó tinha um sítio em Araras, onde moro hoje. Um lugar onde aprendi a cuidar, amar e respeitar desde pequena. Lembro que, quando era criança, passava uma série na TV que se chamava “Terra dos Gigantes”. Nesse seriado as pessoas eram pequenas como insetos e as plantas, enormes. Eu achava que, no sítio, eu estava na Terra dos Gigantes. Adorava estar cercada pelo verde e seus habitantes. O que mais me encanta em Petrópolis é a natureza selvagem e exuberante. Sem falar do Centro Histórico, que é uma viagem no tempo”, compartilha.

    Foto: Divulgação

    Seu interesse pelas artes despertou durante a adolescência, impulsionado por seu fascínio pela Mitologia Grega e pela descoberta da pintura a óleo em um curso com o professor Aluísio Carvão no MAM. Com formação em Desenho Industrial, Design Gráfico e Web Design, Claudia enriqueceu sua arte com influências de grandes mestres, após viver em Turim, na Itália. “A pintura para mim é um processo infinito, sempre em busca da perfeição, por mais engraçado que possa parecer, pois em algum momento é necessário parar”, revela.

    Na exposição “Imago”, Claudia presenteia o público com sete obras em óleo sobre tela e impressão em guache. Entre os artistas que a inspiram, destacam-se nomes como René Magritte e Henri Matisse, Hans Arp e Gerhard Richter. Entretanto, é na delicadeza do universo dos animais que a artista carioca encontra sua maior inspiração. “Acho que o que mais me inspira agora são os insetos e bichos, essa vida tão frágil e minúscula que eles têm…”, revela. 

    A exposição pode ser visitada até o dia 28 de abril, na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava, de quarta a domingo, das 13h às 19h. O Shopping Estação Itaipava fica na Estr. União e Indústria, nº 11000.

    Últimas