• Município cobra retomada de obras na BR-040, redução da tarifa de pedágio e posto da PRF

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/04/2019 17:18

    A necessidade da retomada da obra da nova subida da serra, a redução da tarifa de pedágio, a recolocação de um posto da PRF na BR-040 e melhorias acessos urbanos em foram alguns assuntos que nortearam reunião realizada na terça-feira (9) no Ministério da Infraestrutura, em Brasília. A Prefeitura apresentou sugestões para a nova concessão da BR-040 e as necessidades do município em relação a seu principal acesso.

    Leia também: BR-040 é a segunda rodovia com maior número de roubos de carga no estado

    Leia também: Nova licitação da BR-040 não garante redução do pedágio 

    “A conclusão da nova pista de subida da serra é urgente e fundamental para a economia da cidade. A apresentação em Brasília é um trabalho de várias secretarias municipais que uniram ideias e projetos, com a colaboração de entidades da sociedade e iniciativa privada, para que a nova concessão seja adequada ao que a cidade precisa, afinal, a estrada é o principal acesso a Petrópolis. Já tivemos o compromisso do Ministério, em fevereiro, que as equipes da União e do município trabalhariam juntas na modelagem da nova concessão”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.

    Leia também: ANTT não tem data para anunciar decisão sobre contrato da Concer

    Leia também: ANTT reconhece que serviço prestado pela Concer é insuficiente

    A cooperação foi assinalada em reunião em Brasília, em fevereiro, com Viviane Esse, secretária executiva do Minfra.  “A partir desta agenda que foi positiva, as equipes municipais agora podem trocar informações para que a nova concessão atenda a reivindicações locais”, completa Bernardo Rossi. Na reunião desta terça-feira, Natália Marcassa, secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Minfra recebeu as demandas elencadas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

    “Além da retomada das manutenções rotineiras, precisamos que sejam realizadas em acessos, como a construção de vias elevadas para evitar cruzamentos em nível, como o que existe próximo a Fazenda Inglesa e que são perigosos para quem trafega pela estrada”, disse Marcelo Fiorini.

    Leia também: Prefeitura pode fazer a ligação Bingen-Quitandinha

    Outro ponto apresentado foi a necessidade de mudança na cobrança do pedágio. “Conseguimos deixar claro que precisamos que seja revisto o valor do pedágio. O valor deve ser cobrado de forma fracionada, de acordo com a quilometragem rodada pelo motorista, como já é feito em países da Europa. Apresentamos a proposta e eles disseram que será avaliada no processo de modelagem da nova concessão da BR- 040”, afirmou Fiorini.

    A reunião, que teve apoio do deputado federal Vinicius Farah, foi acompanhada ainda por Fábio Carvalho, diretor de Estruturação e Articulação de Parcerias e Thiago Ribeiro,coordenador-geral dos Subsistemas de Rodovias e Aeroportos.
     

    Últimas