• Serra Velha da Estrela: chuvas causam impacto em condição da via

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/mar 17:47
    Por Maria Julia Souza

    Importante via para os motoristas que fazem o trajeto entre Petrópolis e municípios da Baixada Fluminense, a Serra Velha da Estrela (RJ-107) vem sendo alvo de constantes reclamações de quem passa por ela. Com as chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias e que ocasionaram a interdição da pista de subida da Serra, da BR-040, a estrada recebeu um fluxo ainda maior de veículos, chegando até a ser interditada por um período.

    Leia Também: Serra Velha da Estrela: condição da via continua sendo alvo de reclamações de motoristas

    Elton Souza é morador de Magé e, por trabalhar no Hospital Alcides Carneiro, utiliza a estrada com frequência.

    “Fizeram algumas reformas ao longo da via, porém alguns trechos continuam com problemas. Aumenta cada dia perto da Raiz da Serra e na subida que dá acesso ao Meio da Serra. Obra feita, mas de péssima conservação em pouco tempo de inaugurada”, relatou.

    Segundo ele, os problemas já eram vistos antes das chuvas e pioraram depois delas.

    “Antes da chuva já estava [com problemas]. Fizeram alguns reparos, porém outros não”, contou ele.

    Leia Também: Motoristas que passam pela Serra Velha reclamam do estado da via que passou por intervenções no ano passado

    Estrada é tombada pelo Inepac

    A RJ-107 é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) por sua importância histórica. Construída por engenheiros alemães em 1841, ela contribuiu para a criação da cidade de Petrópolis, em 1843, e serviu de rota da Família Real nos deslocamentos para a Cidade Imperial. Ela também diminuiu em 10 dias a viagem dos tropeiros que traziam pedras preciosas e ouro de Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro.

    O que diz o DER-RJ

    Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que realiza vistorias periódicas na RJ-107, e que os reparos, quando necessários, são realizados para garantir  a trafegabilidade na rodovia. 

    Ainda de acordo com o Departamento, houve um movimento intenso, com tráfego pesado nos últimos dias, em consequência da interdição de outras rodovias em virtude das chuvas, causando maior impacto no pavimento.

    Últimas