• Jovem internado há 14 anos no hospital realiza sonho de visitar Museu Imperial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/04/2019 18:30

    Adrian de Oliveira Bento Salgado tem 17 anos e assim como qualquer jovem, tem muitos sonhos. Por causa de uma síndrome rara, o rapaz está internado desde os 3 anos no Hospital Unimed, em Petrópolis. O primeiro passeio realizado por Adrian aconteceu na última sexta-feira (06) quando realizou um de seus maiores desejos: visitar o Museu Imperial. 

    Durante mais de uma hora, Adrian conheceu, acompanhado da família, equipe médica e equipe do Museu, cada sala do Palácio Imperial. Em meio a tantas descobertas, o rapaz também ganhou presentes e fez questão de registrar o momento vivido.

    Veja também: Campanha de financiamento coletivo busca recursos para acervo fotográfico

    “Foi um momento emocionante. Uma verdadeira lição de vida. Ele nos ensinou que, apesar da rotina, é importante valorizar cada vez mais a vida”, declarou o diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior, contando que a visita foi cercada de muita ansiedade por todos os funcionários.  

    “Que momento mais especial, nada neste mundo paga esse sorriso dele. Eu não tenho como agradecer”, disse emocionada, Mariza de Oliveira, avó do Adrian.

    A saída do Adrian do Hospital Unimed Petrópolis também gerou uma expectativa em toda equipe, inclusive de áreas independentes da assistência direta ao paciente. O coordenador da UTI Neonatal, Gustavo Benvenuti explicou que os cuidados ao jovem ultrapassam as relações de médico e paciente. “É como um filho para a gente. Eu o acompanho há anos e sei a ansiedade que ele sentia, mas infelizmente antes ele não tinha condições físicas para fazer esse tipo de passeio. Hoje é um momento realmente especial para nós que somos como a família dele”, disse Gustavo Benvenuti, informando que devido a um problema cardíaco, o paciente desenvolveu pneumonia de repetição.  

    Assim como Adrian, outros pacientes internados no Hospital Unimed tiveram desejos realizados, como parte da comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Maria Helena Terra Xavier, de 71 anos, que tinha o desejo de ouvir músicas católicas, internada desde 23 de janeiro, teve seu desejo realizado. Luis Claudio Ferreira, de 61 anos, internado desde 20 de janeiro, é fã de Rock e conseguiu ouvir bons clássicos graças a ação voluntária do Gabriel Kinast que se sensibilizou com a causa e aproveitou o horário do almoço do trabalho para vir especialmente cantar para o senhor Luis.

    “Eu me segurei para conseguir cantar, eu amo Rock e assim como o senhor Luis sou muito fã dos Beatles, ele cantou melhor do eu que as vezes tinha que olhar a cola da letra da música. Que presente que foi para mim esse dia”, disse Gabriel Kinast.

    “O Dia do Desejo comemora o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, e demostra o nosso cuidado com as pessoas, o que nos motiva todos os dias. Essa é a nossa essência. Hoje foi apenas uma demonstração de várias ações que temos programadas ao longo deste ano, o que queremos é justamente isso, proporcionar não só o cuidado em saúde, mas carinho, atenção e tratamento humanizado”, disse Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis.

    Últimas