• Petrópolis é a primeira cidade do estado a confeccionar vassouras ecológicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/mar 16:57
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Em uma iniciativa pioneira, Petrópolis instalou, no galpão da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), a primeira fábrica de vassouras ecológicas do estado do Rio de Janeiro. O setor é responsável por produzir todos os dias, em média, 30 vassouras feitas de garrafas PET. A matéria prima necessária à produção é recolhida nas localidades atendidas pelo programa Coleta Seletiva.

    Foto: Divulgação/PMP

    O objetivo da fábrica de vassouras, segundo o município, é aproveitar os materiais recicláveis para dar origem a novos produtos, evitando o descarte inadequado e suas consequências para o meio ambiente, além de gerar renda à população. A produção ainda reduz as despesas relacionadas a compra constante de vassouras de piaçava para a equipe de varrição, encarregada da limpeza de ruas, servidões e avenidas da cidade.

    Ações nos comércios

    Durante a implantação da Coleta Seletiva nos comércios da cidade, em fevereiro, a Comdep entregou aos lojistas um exemplar da vassoura produzida de garrafas PET. Segundo o presidente da companhia, Léo França, a distribuição tem como objetivo incentivar os empresários a aderirem ao programa de reciclagem.

    A Coleta Seletiva, agora, está operação no Centro e também no Itamarati. Os caminhões da Comdep percorrem as principais ruas para recolher os materiais recicláveis, como papel, plástico e metal, que não devem ser misturados ao lixo comum. A coleta acontece de segunda a sexta, a partir das 09h, no Centro. E no comércio do Itamarati, todas as terças-feiras, a partir de 12h.

    Últimas