• CPTrans fará alterações no trânsito do Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/03/2019 10:19

    Com mais de 172 mil veículos nas ruas, a CPTrans inicia no próximo 8 de abril uma grande intervenção para o trânsito na região central da cidade. As alterações viárias, que serão experimentais, irão acontecer todos os dias da semana, entre 16h30 e 19h30, e têm como objetivo principal dar fluidez ao tráfego dos veículos no horário de pico. As mudanças serão implementadas ao mesmo tempo e incluem faixa seletiva para ônibus, transformação de mão única em trecho da Montecaseros, proibição de conversão à esquerda na área da 13 de Maio e Praça Oswaldo Cruz, entre outras mudanças.

    Mapa de contagem de veículos. Fonte: CPTrans

    As intervenções propostas foram elaboradas após contagem volumétrica de veículos e análise dos principais pontos de retenção na cidade pela equipe de engenharia de trânsito da companhia. Essas alterações levam em conta a demanda de usuários, ou seja, a maioria das pessoas que utilizam as vias e as conversões. 

    “Disciplinar o trânsito que por diversos governos foi negligenciado exige cuidado e responsabilidade. Sabemos que nem todas as alterações vão agradar a todas as pessoas, porque já virou hábito do motorista petropolitano fazer o que quiser no trânsito sem pensar em como isso pode prejudicar a coletividade, mas o que queremos é a fluidez, com constância na passagem dos veículos, diminuindo o tempo total de viagem, principalmente para o transporte público”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha. 

    Na Rua Paulino Afonso, o estacionamento rotativo existente a partir do número 230 até o cruzamento com a Rua Montecaseros será suprimido. O local irá ganhar uma faixa seletiva exclusiva para ônibus nesse trecho, do lado direito da via. Ao mesmo tempo, serão dispostas grades na Montecaseros, impedindo a conversão à esquerda em determinados trechos, como na saída da Praça Oswaldo Cruz – o retorno deverá ser feito pelas ruas Frei Rogério e Frei Luiz. A Montecaseros, aliás, será colocada em mão única no sentido bairro, no trecho da saída da Paulino Afonso até o cruzamento da Rua Francisco Manoel.

    Outra alteração será feita na 13 de Maio. Serão disponibilizadas grades no meio de pista para possibilitar a fluidez do trânsito no sentido Barão do Rio Branco e Bingen, impedindo conversões à esquerda, fazendo que o trânsito não fique atravancado em ambas as pistas. A recomendação é que os motoristas façam os retornos para conseguir acessar seus locais. Ainda na 13 de Maio, agentes de trânsito ficarão posicionados controlando as faixas de pedestres. Outra medida que vai impactar o fluxo para essa área será a moralização do estacionamento na Avenida Koeler, que prejudica o fluxo de trânsito da via.

    No entorno da Praça da Liberdade também haverá intervenções: agentes de trânsito irão controlar o trânsito de seus acessos, principalmente na ponte com a Rua Roberto Silveira, no sentido Centro e Monsenhor Bacelar – o que acaba afetando na retenção da Avenida Koeler e na saída da Dr. Nelson de Sá Earp, onde também terá agente na faixa de pedestres. 

    “Entendemos que este é um passo importante para melhorar o trânsito da região central. Também estamos finalizando projetos para outros pontos de retenção, como na entrada no entroncamento do Carangola, por exemplo, um ponto que, em breve, estaremos intervindo”, afirma o presidente da CPTrans.

    Jairo Pereira destaca ainda que é fundamental que as pessoas sejam conscientes da importância dessas medidas para a cidade e que essas ações devem trazer melhorias, mas nada impede, se o efeito não for o esperado, que se volte atrás e se revejam as medidas.

    Últimas