• Cirurgia para implantação de prótese auditiva Vibrant Soundbridge é realizada pela primeira vez em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/mar 14:15
    Por Enzo Gabriel

    No último sábado (09) foi realizada, pela primeira vez no interior do estado do Rio de Janeiro, uma cirurgia para a implantação da prótese auditiva Vibrant Soundbridge em um paciente. Essa prótese fica posicionada no interior do ouvido, na bigorna.

    “O Vibrant é ativado em cerca de seis a oito semanas após a cirurgia. A partir daí, teremos uma ideia do ganho auditivo. A cirurgia ocorreu sem nenhuma intercorrência. O paciente fica com uma sensação de ouvido tampado por um tempo, mas está tudo bem”, conta Denis Rangel, otorrinolaringologista responsável pela cirurgia realizada no Hospital Santa Teresa.

    Denis também ressaltou a importância do fonoaudiólogo no processo, já que os profissionais especialistas em audiologia e próteses auditivas trabalham em equipe.

    “São poucos profissionais cirurgiões otológicos que trabalham com próteses auditivas implantáveis. Isso, no Brasil como um todo e, mais ainda, no interior do estado do Rio de Janeiro. Nosso grande trabalho é fazer a população compreender que existem opções para a reabilitação da perda auditiva, já que é muito triste quando recebemos um paciente que tinha sido orientado que não haviam opções para reabilitar o sentido” afirma o médico.

    Ele também fala sobre a sensação após cirurgias do tipo terem um resultado positivo. “A gente já fica bem satisfeito quando conversamos com um paciente que busca uma forma de reabilitação adequada para melhorar sua qualidade de vida. A cirurgia é fundamental, mas a ativação é ainda mais especial, já que é quando o paciente checa o ganho auditivo e a sensação de estar com a prótese. São momentos muito recompensadores”.

    “Existem alguns tipos de próteses auditivas implantáveis e a Vibrant Soundbridge é utilizada em pacientes que têm uma perda auditiva leve, moderada ou severa. A característica é ser bastante interessante para pessoas que tem problemas com aparelhos auditivos convencionais ou que queiram uma alternativa diferente”.

    Últimas