Números mostram que empresas voltaram a contratar em fevereiro
O mês de fevereiro teve saldo positivo na criação de empregos, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pelo governo federal. Foram ao todo 115 novos postos criados no mês passado. O cenário é diferente de janeiro, quando a cidade fechou com saldo negativo: foram menos 43 vagas no mercado de trabalho.
Leia também: Academia abre vagas para professor e estagiário de Educação Física, recepcionista e auxiliar de serviços gerais
O setor de serviços foi o que alavancou a economia e permitiu que a cidade gerasse mais empregos em fevereiro. O segmento foi o único que apresentou dados positivos no mês, criando 206 postos de trabalho. O cenário se manteve o mesmo de janeiro, quando o setor também contratou mais do demitiu – 110.
Em fevereiro de 2018, o segmento de serviços também fechou o mês de forma positiva: criando 301 novos postos de trabalho na cidade. O setor engloba várias atividades da economia, como as empresas ligadas ao turismo, alimentação, transportes, telecomunicações, informática, serviços imobiliários, movimentações financeiras, entre outras.
Na contramão deste setor está a indústria, o comércio e a construção civil que tiveram saldo negativo em fevereiro, fechando o mês com mais demissões do que contratações. A indústria perdeu 59 postos de trabalho, no comércio foram 44 vagas a menos e a construção civil fechou com 44 demissões.
Em fevereiro do ano passado, esses quatro setores tiveram um cenário positivo de acordo com os dados do Caged, contratando mais do que demitindo. O comércio abriu 23 vagas, a indústria 16 e na construção civil foram 32 novos postos de trabalho na cidade no mesmo período de 2018.