Prêmio Estácio de Jornalismo vai premiar as melhores reportagens veiculadas no país
O Prêmio Estácio de Jornalismo – edição 2016, que irá escolher as melhores reportagens veiculadas no país sobre ensino superior, está com inscrições abertas para a sua sexta edição. Criado em 2011, o prêmio tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o ensino superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para o desenvolvimento do país.
O Prêmio Estácio de Jornalismo é hoje o único em nível nacional dedicado exclusivamente a esta temática. Veículos de imprensa de todo o Brasil podem concorrer nas mídias, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas ou veiculadas pela primeira vez entre 11 de junho de 2015 e 10 de junho de 2016.
Desde sua criação, o Prêmio Estácio de Jornalismo vem demonstrando um crescimento expressivo na quantidade de reportagens inscritas e na qualidade dos conteúdos produzidos pelos jornalistas. Até o momento, o prêmio registrou a participação de mais de 700 jornalistas e profissionais de imprensa, que inscreveram um total de 1.094 reportagens veiculadas em 25 estados e no Distrito Federal. Foram mais de 100 premiados, entre concorrentes individuais e equipes, desde 2011.
Para o presidente da Estácio, Rogério Melzi, o grande legado do Prêmio é associar de forma inequívoca educação e imprensa livre. “Através deles, podemos transformar verdadeiramente o país e ajudar a fazer um Brasil melhor, mais justo e mais desenvolvido”.
Para facilitar o processo, o prêmio conta com uma plataforma online de inscrição. O acesso poderá ser feito por meio do site www.premioestaciodejornalismo.com.br. É possível fazer o upload de matérias via plataforma, ou seja, sem necessidade de ter que enviar o material pelo Correio. Na edição 2015, 100% das reportagens foram encaminhadas através da plataforma de inscrição online, mostrando que além de prático, o processo é seguro e rápido. Mas aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. Os dois formatos de envio serão aceitos.
As inscrições pela internet só poderão ser efetuadas até as 23h59 do dia 13 de junho de 2016. A partir deste horário o sistema vai bloquear qualquer intenção de inscrição. Já a data limite de postagem ou entrega do material é o dia 13 de junho de 2016.