• Defesa Civil faz campanha de doação de sangue nesta quarta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/03/2019 11:20

    A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realiza nesta quarta-feira (27.03) mais uma campanha de doação de sangue – a quinta etapa realizada pela atual gestão. O objetivo é abastecer os estoques do Banco Sangue do Santa Teresa, que atende as duas UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de feridos de acidentes de trânsito. Órgãos de apoio e grupos de resgate que fazem parte do Plano Verão municipal, como os grupos de Bombeiros Civis e a Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer), também estão mobilizados para a ação.

    Segundo a proposta da Defesa Civil, os funcionários estão convidados a participar e levar amigos e parentes durante todo o dia. Além disso, a campanha de doação de sangue está aberta para toda a população, que também pode participar. O banco tem recebido em média entre 35 e 50 doadores por dia e o ideal seriam 70 pessoas voluntárias.

    “A Defesa Civil é prevenção, precisamos pensar sempre no ser humano”, destaca o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz. “Ajuda humanitária também é uma vertente da Defesa Civil, que pode acontecer no período de normalidade, não apenas na crise. Além disso, em algum momento, também podemos precisar”, completa o secretário.

    Um único doador pode ajudar até quatro pessoas com a bolsa de sangue. Isso porque o material colhido é separado e podem ser usadas plaquetas, hemácias, plasma e criopreciptado – cada um com uma função diferente. Como o tempo de armazenagem também varia (por exemplo, as plaquetas, usadas para coagulação, podem ser armazenadas por apenas cinco dias), é necessário que as doações sejam frequentes para atender toda a demanda.

    Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

    As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, de 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – Ao lado do HST.

    Últimas