Condenados pela lei Maria da Penha serão vetados em cargos em comissão
Pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha podem ser proibidas de assumir cargos em comissão na Prefeitura e na Câmara Municipal em Petrópolis. Projeto de Lei proibindo a nomeação, de autoria do vereador Hingo Hammes, ganhou o apoio dos demais vereadores e foi aprovado por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira (21). A iniciativa surge exatamente no mês da Mulher, quando as atenções estão voltadas para a necessidade de medidas enérgicas para frear a violência contra esse público.
Leia também: Delegada Juliana Ziehe realiza palestras em escolas sobre violência doméstica
Leia também: Senado aprova lei que fixa prazo para notificar violência contra mulher
“Antes mesmo de o projeto virar lei, já estamos assumindo o compromisso de adotarmos essa regra em nossos gabinetes. Não podemos ficar inertes vendo a violência contra a mulher se propagar. A Lei Maria da Penha veio para protegê-las, mas sabemos que é possível fazer ainda mais. Entendemos que o projeto vem complementar o trabalho. É uma iniciativa que contribui para inibir e prevenir esse tipo de crime”, diz Hingo Hammes, lembrando que, agora, o projeto segue para sanção do prefeito Bernardo Rossi.
Leia também: Dados do ISP mostram que número de casos de estupro dobrou em fevereiro
Leia também: Petrópolis é a 11ª cidade do estado no ranking de violência doméstica
Dados divulgados pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro mostram que, apenas em janeiro, as duas delegacias da cidade registraram 154 novos casos de violência doméstica. Em todo o Brasil foram registrados mais de 4,2 mil homicídios dolosos de mulheres em 2018. Destes, 6,7% foram feminicídios.